Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Serra da Estrela. 90% do perímetro de incêndio dominado

Proteção Civil fez um balanço deste incêndio.

Serra da Estrela. 90% do perímetro de incêndio dominado

Continuam a combater o incêndio na Serra da Estrela 1.249 operacionais, 393 meio terrestres e 14 meios aéreos. Neste momento, 90% do perímetro do incêndio está dominado. Há uma frente ativa do lado de Castelo Branco, na zona da Covilhã, entre a Quinta Atalaia, Teixoso e Orjais. 

Quanto às assistências e apoio sanitário, André Fernandes, comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, dá conta de 70 ocorrências: 21 feridos ligeiros, três feridos graves e 46 pessoas assistidas. 

No que toca às missões aéreas, ao dia 16 de agosto, registam-se um total de 78 missões, sendo que 20 foram de ataque inicial e 51 de ataque ampliado, quatro de coordenação e três de monitorização. 

Para o comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, há três prioridades para hoje. A frente junto à Quinta Atalaia, Teixoso - que exigirá esforços esta tarde; a frente do distrito da guarda entre Gonçalo e Famalicão da Serra, mas também garantir trabalhos de rescaldo no perímetro global do incêndio- 160 quilómetros. 

Este fogo teve início no dia 6 em Garrocho, no concelho da Covilhã, foi dado como dominado no sábado, mas sofreu uma reativação na segunda-feira.

Leia Também: Fogo na Serra da Estrela preocupa em Orjais e em Famalicão da Serra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório