Meteorologia

  • 27 NOVEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 19º

Fogo de Tomar em resolução. Incêndio de Abrantes ainda "em atividade"

O incêndio que deflagrou no domingo no concelho de Tomar encontra-se em fase de resolução, enquanto o fogo que passou para o concelho de Abrantes ainda tem "alguns perímetros em atividade", disse fonte da Proteção Civil à Lusa.

Fogo de Tomar em resolução. Incêndio de Abrantes ainda "em atividade"

De acordo com o comandante Filipe Regueira, do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, encontram-se "cerca de 400 bombeiros no local que combateram durante a noite o incêndio que se encontra em resolução do lado de Tomar e, do lado de Abrantes com alguns perímetros de atividade".

O alerta para o fogo de Tomar, que deflagrou na freguesia de Olalhas, foi dado às 17:36 de domingo, e "uma projeção" deste fogo fez com que as chamas atingissem também o concelho de Abrantes, cerca de meia hora mais tarde, na freguesia de Fontes.

Segundo Filipe Regueira, é esperado que "durante a manhã se extingam na totalidade" os perímetros que se encontram ainda em atividade no concelho de Abrantes.

"Neste momento a humidade começa a descer, e o vento mantém-se estável, mas ali a questão do vento é muito 'sui generis' porque se trata de uma barragem, do túnel da barragem, que cria ventos locais e específicos", alertou o responsável.

Por este motivo, e "tendo em conta as variações [do vento] no local do incêndio, os operacionais têm de estar a todo o momento com atenção".

Entretanto, fonte do CDOS adiantou que se registaram dois feridos neste incêndio de Abrantes, dois bombeiros, "um por exaustão e outro com queimaduras ligeiras decorrentes da radiação do calor".

Pelas 10:25, este fogo tinha "50% do seu perímetro em resolução", referiu a mesma fonte.

Àquela hora estavam no terreno 478 operacionais, dos quais 401 são bombeiros, apoiados por 154 veículos, seis meios aéreos e cinco máquinas de rasto.

[Notícia atualizada às 10h45]

Leia Também: Fogo em Tomar "quase todo em conclusão". Abrantes continua "complicado"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório