Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

RIR critica Marcelo e Costa em incêndios. "Portugal abandonado"

O partido apontou o dedo aos responsáveis governamentais face aos incêndios, que nos últimos dias mobilizaram mais de mil bombeiros.

RIR critica Marcelo e Costa em incêndios. "Portugal abandonado"
Notícias ao Minuto

08:19 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Política Incêndios

O partido Reagir Incluir Reciclar criticou, na quarta-feira, as atuações do primeiro-ministro e do Presidente da República face aos incêndios registados em Portugal continental, situação que nos últimos dias tem sido mais grave no concelho da Covilhã, com um incêndio a mobilizar mais de 1.500 bombeiros ontem.

"Portugal está abandonado pelo poder político", escreve a líder Márcia Henriques, lembrando que mais de 10 mil hectares do Parque Natural da Serra da Estrela arderam desde sábado. 

"Não há nenhum responsável governamental que tenha aparecido, certamente porque se encontram a gozar férias, e o tudo o resto não lhes interessa", considerou.

"Por que razão o senhor primeiro-ministro não ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil para solicitar assistência de emergência para o combate a este incêndio?", questiona a presidente do partido, lembrando a atuação de António Costa face às polémicas declarações do presidente da energética -  quando assinou um despacho que considerou "preventivo" para o aumento dos preços da eletricidade - ou as 'promessas' de que a situação no Serviço Nacional vão melhorar.

"E a ausência do senhor Presidente da República também se faz notar! Certamente a gravidade deste incêndio não se compara ao nível da importância de uma entrevista ao volante do seu automóvel",  escreve a responsável, referindo-se à entrevista dada pelo chefe de Estado à CNN que será transmitida hoje.

Leia Também: Incêndios. "É criminoso o que continua a acontecer ao património natural"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório