Assim, segundo o i, serão postas de partes todas as teorias desenvolvidas por vários meios de comunicação, com recurso inclusive a simulações, em que se afirmava que os estudantes estariam a ser praxados quando uma onda os surpreendeu e os arrastou para o mar, onde acabariam por falecer.
A Polícia Judiciária defende que estes trabalhos jornalísticos só serviram para atrapalhar a investigação uma vez que para que não restassem dúvidas foi necessário comprovar todas as hipóteses que haviam sido levantadas pelos media.
O relatório, que deverá estar concluído em duas ou três semanas, defende, assim, que os seis jovens foram arrastados acidentalmente pela onda e que naquele fim-de-semana estariam reunidos apenas com a finalidade do convívio, embora em momentos anteriores não esteja posto de parte que já teriam participado em atividades de praxe, e sendo verdade que teriam consumido bebidas alcoólicas.
João Gouveia, o dux, e único sobrevivente, não será assim acusado de qualquer crime.