Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Fogo em Silves corta A2 e IC1. Habitantes retirados por prevenção

Estradas foram cortadas ao trânsito por prevenção.

Fogo em Silves corta A2 e IC1. Habitantes retirados por prevenção
Notícias ao Minuto

19:12 - 25/07/22 por Carmen Guilherme com Lusa

País Incêndios

A Autoestrada 2 (A2) foi cortada ao trânsito, nos dois sentidos, entre Ourique {Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro), devido ao incêndio que lavra em São Marcos da Serra, no concelho de Silves, confirmou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro ao Notícias ao Minuto.

Sublinhe-se que também o Itinerário Complementar (IC) 1 está cortado ao trânsito entre Ourique (Beja) e São Bartolomeu de Messines (Faro).

Ao Notícias ao Minuto, fonte do Comando Territorial de Faro da GNR explicou que "que quem viaja no sentido Norte/Sul, pode efetuar o desvio no IP2 em direção a Castro Verde, seguindo depois pela Estrada Nacional 2 em direção ao Algarve". O mesmo para o sentido inverso.

À Lusa, o CDOS de Faro adiantou que o incêndio na zona de São Marcos da Serra "está a evoluir em duas frentes, numa zona de mato e com muitas linhas elétricas de média tensão, o que dificulta a intervenção dos meios aéreos".

"Face à progressão das chamas", a Proteção Civil solicitou à GNR a retirada dos habitantes de diversas povoações, nomeadamente, do Monte das Zorras, Alcarias, Novas, Corte Peral, Chaminé, Boião e Casas Velhas, na zona de São Marcos da Serra.

"Além do relevo do terreno, os bombeiros debatem-se também com a falta de acessos, o vento e a vegetação em 'stress' [hídrico] devido à seca que tem assolado a região", apontou.

É de realçar que o fogo deflagrou por volta das 13h00 perto da localidade do Fica Bem, na freguesia de São Marcos da Serra.

O site da Proteção Civil indica que, pelas 19h20, se encontravam no combate às chamas 405 bombeiros, apoiados por 138 viaturas terrestres e cinco meios aéreos.

O distrito de Faro está hoje em alerta vermelho de risco de incêndio devido ao vento e às altas temperaturas.

[Notícia atualizada às 19h32]

Leia Também: Portugal atribuiu mais de 48 mil proteções temporárias a refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório