Mais de 1.800 operacionais combatiam 18 fogos às 23h00

Mais de 1.800 operacionais, apoiados por 537 viaturas, combatiam 18 incêndios em Portugal continental pelas 23h00 de hoje, sendo os fogos nos distritos de Santarém e Leiria que estão a mobilizar mais meios de combate, segundo a Proteção Civil.

incêndio Ourém

© Reuters

Lusa
12/07/2022 23:24 ‧ 12/07/2022 por Lusa

País

Incêndios

Os cinco incêndios ativos em Santarém e Leiria estão a mobilizar 1.532 operacionais e cerca de 460 veículos.

Dois destes incêndios começaram na semana passada e chegaram a ser dados como "em conclusão".

De acordo com os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), consultados pela Lusa às 23h00, o fogo que teve início na quinta-feira na localidade de Cumeada, no concelho de Ourém (Santarém), está a lavrar no concelho de Alvaiázere, já no distrito de Leiria, e é o que mobiliza mais meios: 409 operacionais, apoiados por 125.

O outro incêndio que começou na sexta-feira, na localidade de Vale da Pia, concelho de Pombal (Leiria) está a mobilizar 308 operacionais, com o apoio de 100 viaturas.

Já hoje, às 12h06, deflagrou outro incêndio no concelho de Ourém, na localidade de Cumieira, estando, neste momento, no terreno, 329 operacionais, apoiados por 93 viaturas.

Um minuto mais tarde, às 12h07, foi dado o alerta para um fogo que teve início na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que está a mobilizar 396 operacionais, apoiados por 117.

Este incêndio já levou a Câmara de Leiria a pedir à população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres para se deslocar para o pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal e obrigou ao corte da Autoestrada 1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

No concelho de Leiria existe ainda outro incêndio ativo, que teve início pelas 13h50, na localidade de Regueira de Pontes. No local estão 121bombeiros, com o apoio de 38 veículos.

Além destes fogos, pelas 23h00 existiam mais 13 incêndios ativos em Portugal continental.

No total dos 18 fogos ativos estão envolvidos 1.856 operacionais, com o apoio de 556 veículos

No entanto, cerca de 300 pessoas já foram retiradas da freguesia de Freixianda, no concelho de Ourém, devido ao incêndio que começou na quinta-feira neste município do distrito de Santarém, informou hoje a ANEPC.

Num balanço feito pelas 19h00 na sede da ANEPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, deu conta dos incêndios que ao final da tarde de hoje mais preocupavam as autoridades e da necessidade que houve de fazer algumas evacuações "preventivas", como foi o caso da ocorrida na freguesia de Freixianda.

Leia Também: NOS detetou falhas pontuais nas comunicações. Equipas em alerta máximo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas