À agência Lusa, a Câmara do Porto adiantou hoje que a decisão de condecorar o autarca independente partiu do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.
A condecoração surge em reconhecimento do empenho de Rui Moreira em "incentivar e preservar um excelente relacionamento institucional" entre a autarquia e as Forças Armadas, "promovendo e apoiando, com elevadíssimo sentido de serviço público, atividades que reforçam o prestígio da instituição militar na região Norte, com benefícios mútuos para ambas as partes", salienta a autarquia.
A Medalha da Cruz de São Jorge destina-se a galardoar os militantes e civis, nacionais ou estrangeiros, que revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das forças armadas.
A condecoração, atribuída pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, será imposta numa cerimónia militar que decorre segunda-feira, no Terreiro da Sé, a partir das 10:00.
A cerimónia é presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e evoca a entrada do exército liberal na cidade do Porto.
Leia Também: Moreira quer que junta devolva dinheiro por não ter reabilitado mercado