Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Associação de técnicos de inspeção automóvel critica passividade do IMT

A Associação Nacional de Técnicos de Inspeção de Veículos (ATIPOV) congratulou-se hoje com a investigação a fraudes nas inspeções automóveis, revelando que várias denúncias tinham sido já comunicadas, mas sem efeito, ao Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT).

Associação de técnicos de inspeção automóvel critica passividade do IMT
Notícias ao Minuto

19:07 - 28/06/22 por Lusa

País IMT

A investigação criminal hoje divulgada e que está em curso levou ao cumprimento de mandados de busca em cinco distritos do país e a pelo menos 34 detenções de suspeitos por corrupção e falsificação de documentos.

Em comunicado a propósito da denominada operação policial Hydra, a ATIPOV refere que há muito "vem denunciando irregularidades no setor das inspeções automóveis, com riscos de corrupção, assédio e pressões várias sobre inspetores automóveis", pelo que se congratula pela operação em curso e pelo avanço das investigações criminais.

A ATIPOV revela que já tinha alertado o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para o facto de a questão da fraude ser "muito mais grave nas inspeções aos veículos importados, acidentados e de um modo geral extensivo a todas as inspeções extraordinárias nos centros da categoria B".

"Temos inclusivamente conhecimento de centros de inspeção que continuam a laborar mesmo tendo visto suspensa a sua acreditação pelo IPAC -- Instituto Português de Acreditação", refere a ATIPOV, acrescentando que tem também "conhecimento da existência de diretores técnicos de centros de inspeção a exercerem funções sem reunirem todos os requisitos legais e com aval de quadros superiores do IMT", numa situação "absolutamente surreal".

"A todas estas denuncias obtivemos apenas o silencio do IMT", lamenta a ATIPOV, indicando que, por diversas vezes, solicitou ao IMT que "garantisse proteção aos denunciantes", algo que, alega, o IMT "sempre recusou, mesmo depois de ter sido alertado pela ATIPOV para a existência de processos disciplinares contra inspetores que se recusaram a pactuar com este tipo de práticas".

Inconformada com o que considera ser a passividade do IMT, que é o organismo de controlo, a ATIPOV diz ter feito um pedido de consulta dos dados estatísticos enviados para o IMT pelos diversos centros de inspeção, por estar convencida de que a análise destes dados nos permitiria identificar "más práticas e possíveis ilegalidades".

"No entanto, apesar de reiterados pedidos e de uma queixa à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, que suportou a pretensão da ATIPOV, o IMT continua a não facultar a informação, protegendo o sistema que é alvo das investigações hoje desencadeadas", critica a ATIPOV.

Por tudo isto, a ATIPOV entende que, neste momento, "o IMT faz parte do problema", esperando a associação que haja "uma mudança radical de atitude (do IMT) para que passe a fazer parte da solução".

Segundo a ATIPOV, as responsabilidades pela falsificação de inspeções "vão muito para além dos inspetores que possam estar envolvidos, tendo origem, na maior parte dos casos, nas próprias empresas de inspeção automóvel", pelo que é crucial que a investigação em curso possa identificar os responsáveis por casos de corrupção e falsificação de inspeções.

A ATIPOV mostra-se convicta de que a Operação Hydra será apenas "a ponta de um grande iceberg" de um problema de corrupção mais grave, lembrando que esta associação denunciou a existência de "sérios problemas envolvendo a falsificação de inspeções automóveis, com enormes riscos para a segurança rodoviária e para a vida de todos os portugueses que andam nas estradas".

Entretanto, O IMT informou hoje que, no âmbito da operação de investigação em curso e que decorre em vários pontos do país, "está a prestar toda a colaboração e a fornecer todos os elementos solicitados pelas autoridades competentes".

A Lusa também já questiou o IMT sobre as questões suscitadas por esta associação.

Leia Também: Corrupção. 34 detidos em buscas no IMT e centros de inspeção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório