Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Consulado-geral de Portugal em Toronto reforçado a partir de 2.ª feira

O consulado-geral de Portugal em Toronto terá a partir de segunda-feira um reforço de funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Consulado-geral de Portugal em Toronto reforçado a partir de 2.ª feira
Notícias ao Minuto

19:25 - 25/06/22 por Lusa

País MNE

"A partir desta segunda-feira o consulado-geral em Toronto terá reforço de pessoal", declarou o gabinete de imprensa da Secretaria de Estado das Comunidades através de correio eletrónico.

O delegado do STCDE-Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas no Estrangeiro no consulado de Portugal em Toronto, em declarações à Lusa, no dia 22 de junho, denunciou o encerramento dos serviços daquele posto consular ao público em geral com a suspensão das marcações existentes.

No entanto a SEC menciona que "esta situação acontece após alguns dias em que o atendimento funcionou apenas em regime de marcação, tendo em conta o reajuste do quadro técnico, com vista à melhoria dos serviços, que passará a contar com cinco funcionários".

A morte do chanceler do consulado-geral de Portugal, em 12 de junho, agudizou a crise neste posto consular, perturbando o acesso a serviços essenciais de milhares de portuguesas residentes na região.

Desde o início da pandemia de covid-19 que o consulado em Toronto passou a atender apenas com marcação prévia, que deixa uma grande parte da comunidade, mais idosa, que não tem acesso às novas tecnologias, mais condicionada para aceder ao serviço. 

A Secretaria de Estado das Comunidades confirmou ainda que "além deste reforço", até ao final do ano "haverá novas contratações, o que fará aumentar significativamente o quadro de pessoal daquele Posto, perfazendo um total de oito trabalhadores".

Em 2013, o posto consular de Toronto tinha 23 funcionários, número que foi sendo reduzido ao longo dos anos, mas, devido a uma restruturação, ao abrigo do decreto-lei 47/2013, muitos dos empregados rescindiram o contrato, ficando apenas 18, um número que foi diminuindo e nunca mais foi reposto.

Através de 'e-mail', no dia 22 de junho, o cônsul-geral de Portugal em Toronto, José Carneiro Mendes, remeteu quaisquer comentários sobre a situação para os serviços competentes do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

"Na sequência do falecimento súbito e inesperado do chanceler deste posto, Dr. João Rodrigues, estamos a proceder a uma restruturação interna dos serviços consulados que passa, para já, pelo atendimento por marcação, em que selecionamos os casos mais urgentes", escreveu o diplomata.

O consulado em Toronto tem previsto abrir os serviços ao público em geral novamente em 04 de julho, por agendamento, com as marcações para atos consulares suspensos até esse dia. 

Leia Também: Consulado de Portugal em Toronto encerrado por falta de recursos humanos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório