Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Queixas contra o SEF aumentam 28%. Maioria são problemas com atendimento

Dificuldades na marcação, remarcação, agendamento e outras formas de contacto com o SEF representam 85% das reclamações.

Queixas contra o SEF aumentam 28%. Maioria são problemas com atendimento
Notícias ao Minuto

11:32 - 14/06/22 por Notícias ao Minuto

País Portal da Queixa

O número de queixas registadas no Portal da Queixa contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) aumentou 28% entre 1 de janeiro e 31 de maio deste ano, relativamente ao período homólogo, revela um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Os problemas com o atendimento estão na origem de 85% das reclamações recebidas, enquanto os atrasos no envio de documentos são a causa de 24% das queixas apresentadas pelos cidadãos estrangeiros.

De acordo com a plataforma, o Índice de Satisfação dos consumidores que procuram o serviço é de apenas 15.1 em 100 e, nos últimos 12 meses, o seu desempenho corresponde a uma taxa de resposta cifrada em 13.6% e uma taxa de solução de 14.4%.

“Inevitavelmente, a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos.”, sublinha o Portal da Queixa.

Os dados são conhecidos após um fim de semana de dificuldades no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com longas filas de espera no controlo de passageiros.

O SEF esclareceu entretanto que, no domingo, ocorreu no aeroporto de Lisboa um pico de passageiros, incluindo cerca de 3.000 provenientes de voos a controlar pelos agentes de fronteiras, o que provocou "demoras acentuadas". 

Em comunicado, aquele serviço sublinhou ainda que o Plano de Contingência para os aeroportos portugueses só estará a funcionar em pleno a partir de 4 de julho, altura em que o reforço de 238 efetivos do SEF e da PSP ficará completo, totalizando 529 elementos.

Leia Também: Aeroporto de Lisboa. Tempos de espera nas chegadas ultrapassaram as 3h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório