Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Idosos dos Pousos viajam para Roma e desejam ver e falar com o papa

Os doze utentes do Centro Social Paroquial dos Pousos, Leiria, que na segunda-feira partem para Roma, para ver o papa, esperam que Francisco, mesmo em cadeira de rodas, possa estar perto deles e até dirigir-lhes uma palavra.

Idosos dos Pousos viajam para Roma e desejam ver e falar com o papa
Notícias ao Minuto

11:01 - 08/06/22 por Lusa

País Leiria

Os idosos -- 11 dos quais se deslocam em cadeira de rodas -- demonstram uma grande expectativa para a viagem e para a audiência geral de quarta-feira no Vaticano, e acreditam que o papa não deixará de se aproximar deles, até porque, "assim, em cadeira de rodas, estará também ao nível dos utentes do lar", disse, a sorrir, Alexandra Neves, secretária da direção do Centro Social.

Tudo começou quando, em janeiro, utentes, colaboradores e a direção do Centro Social escreveram a carta ao Papa, sugerindo um encontro em que, conforme a escolha do pontífice, houvesse chá ou vinho.

A expectativa de que "houvesse uma resposta 10 ou 11 meses depois, com uma bênção papal, que seria emoldurada numa moldura muito bonita e colocada na entrada da instituição", como admitiu à Lusa Alexandra Neves, foi ultrapassada quando chegou o convite para que fosse escolhida uma quarta-feira, com a garantia de que, após a audiência geral, o pontífice privaria um pouco com o grupo de 12 idosos e respetivos cuidadores.

Escolhido o dia 15 de junho para a participação na audiência geral, a partida da comitiva está agendada para segunda-feira, dia 13, e o regresso a Leiria para dia 16.

Alexandra Neves disse à agência Lusa que "o programa está já preparado" e contempla, no dia 14, "de manhã, uma visita de autocarro pelos sítios mais emblemáticos de Roma e, de tarde, uma cerimónia na Basílica de S. Paulo, em português, com a presença de alguns dos benfeitores" que permitem esta deslocação.

No dia seguinte, e depois da audiência papal, onde vão tentar entregar uma caixa de vinho ao papa, a comitiva dos Pousos vai aproveitar a tarde para visitar o Vaticano e, em particular, a Capela Sistina, num percurso adaptado.

Com muitos idosos a manifestarem vontade de ir a Roma ver o papa, a seleção obedeceu a alguns critérios, desde logo a validação por parte da equipa médica, mas que passaram pela saúde mental e alguma mobilidade dos utentes. Maria do Céu, de 90 anos, de Fornos de Algodres, mas utente deste lar do concelho de Leiria, é a mais idosa da comitiva.

Os que ficam no Centro Social durante os quatro dias de viagem vão ter as suas fotos abençoadas pelo papa e direito a uma recordação do Vaticano, assegurou Alexandra Neves.

Mas têm já uma promessa que lhes foi feita. Em 2023, com o papa em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude, a direção do Centro Social vai procurar que, em Lisboa ou em Fátima, os idosos que agora não vão a Roma possam ver o pontífice nessa ocasião.

Este projeto -- que envolve a deslocação de 25 pessoas a Roma, 12 utentes e 13 cuidadores, entre os quais muitos voluntários, nomeadamente membros da direção, e que terão a seu cargo, dia e noite, o tratamento dos idosos -- está orçado em cerca de 25 mil euros, havendo o apoio de algumas empresas.

Francisco "tem certamente uma agenda que é diferente da nossa e que, sem dúvida, é muito angustiante, intensa e preenchida. Mas, quem sabe, talvez nos possa doar um bocadinho da sua vida para nos encontrarmos aí, na sua casa!", escreveram na carta enviada em janeiro para o Vaticano, acrescentando: "Perdoe novamente a ousadia, mas se o Senhor Santo Padre entender por bem, iríamos ao seu encontro, dentro de uns meses, durante este ano de 2022, e gostávamos mesmo era de ir a sua casa ou ao seu jardim para sermos recebidos por si, para que pudesse falar connosco um minutinho e depois nos deixasse a brindar um vinho (alguns de nós ainda gostamos desse sabor) ou um chazinho, com o aroma que, na sua opinião, mais iríamos apreciar".

"Se houver acolhimento e disponibilidade para o 'minutinho' que lhe solicitamos, iríamos um grupo de dez idosos, em cadeiras de rodas, acompanhados pelos nossos cuidadores. De preferência, gostaríamos de o fazer em período de temperaturas mais amenas. O frio atormenta-nos e poderíamos também desfrutar das belas partes do Vaticano", explicavam, longe de saberem que a resposta viria célere e com sinal positivo.

Para muitos dos idosos participantes, além de verem o papa, também vai ser o batismo de voo ou a primeira vez que pernoitam num hotel.

Leia Também: Carta vale a idosos de lar dos Pousos ida a Roma para ver o Papa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório