Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cravinho desloca-se a Nova Iorque e vai reunir-se com Guterres

Governante português vai participar na 76.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, mas também na celebração do Dia Mundial dos Oceanos.

Cravinho desloca-se a Nova Iorque e vai reunir-se com Guterres
Notícias ao Minuto

16:24 - 04/06/22 por Carmen Guilherme

País Nova Iorque

O ministro dos Negócios Estrangeiro, João Gomes Cravinho, vai deslocar-se, na próxima semana, a Nova Iorque, no âmbito da 76.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Segundo revela, este sábado, uma nota do gabinete de João Gomes Cravinho, o governante vai participar, na segunda-feira, 6 de junho, na reunião, que decorre na sede da ONU, marcando presença no “debate de alto nível subordinado ao tema ‘Reforçar a integração da Juventude nas políticas de prevenção da criminalidade’”.

No mesmo dia, Cravinho manterá um conjunto de reuniões de trabalho, nomeadamente com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com o presidente da assembleia-geral, Abdulla Shahid. O governante vai ainda reunir-se com os subsecretários-gerais para as Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix, e para os Assuntos Políticos e Consolidação da Paz, Rosemary DiCarlo. 

Esta deslocação do ministro dos Negócios Estrangeiros a Nova Iorque “coincide com a eleição do novo Presidente da 77.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o húngaro Csaba Kőrösi”, destaca a nota.

Na terça-feira, 07 de junho, o ministro vai dedicar o dia a contactos com a comunidade portuguesa, começando com uma visita ao Consulado-Geral de Newark, à East Side High School, “para entrega de manuais escolares de português”. Cravinho vai ainda visitar o centenário Sport Clube Português, “entre outros momentos com representantes portugueses da área consular de Nova Iorque”. 

“O dia termina com um evento para assinalar o Dia de Portugal, do Camões e das Comunidades Portuguesas”, indica o gabinete do ministro.

Na quarta-feira, a cerca de 20 dias para Lisboa acolher a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, e coincidindo com a celebração do Dia Mundial dos Oceanos, o ministro participa, também na sede da ONU, num evento que assinala a efeméride. 

Sob o tema ‘Revitalizar: Ação Conjunta pelo Oceano’, a iniciativa “antecipa a Conferência mundial que decorre na capital portuguesa, entre os dias 27 de junho e 1 de julho, e que será um ponto de encontro de mais de 5 mil pessoas”.

“Mais de 60 países já anunciaram presença ao nível ministerial ou superior, estando anunciada a presença de mais de duas dezenas de chefes de Estado e de Governo e de várias dezenas de agências, organizações e outras entidades”, completa.

Leia Também: ONU inicia investigação na Ucrânia na próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório