Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Ele preocupa-se com lugar na história, eu estou preocupado com o futuro"

Primeiro-ministro confessou que pensa que o artigo publicado por Cavaco Silva é "muito interessante".

"Ele preocupa-se com lugar na história, eu estou preocupado com o futuro"
Notícias ao Minuto

16:13 - 03/06/22 por Beatriz Maio

País Cavaco Silva

O Primeiro-ministro António Costa, esteve, esta sexta-feira, presente num almoço-debate com empresários em Lisboa, onde comentou não só a liderança de Luís Montenegro no PSD, como também o artigo publicado por Cavaco Silva, onde o professor associou a governação de Costa a uma "asfixia da Democracia".

António Costa, que pretende esperar para chegar a consensos com a nova liderança da oposição, expressou-se relativamente ao artigo de Cavaco Silva publicado na quarta-feira de manhã no jornal Observador, onde o antigo primeiro-ministro abordou as convergências com o Partido Socialista (PS) quando teve maioria absoluta.

O Primeiro-ministro confessou "que é um artigo muito interessante" e apesar de dizer que não tinha "muito a responder", comentou que Cavaco Silva "preocupa-se bastante com o seu lugar na história", o que considera ser "muito importante".

"Eu estou preocupado sobretudo com o futuro dos portugueses e quanto à mensagem de fundo que ele tem é exatamente a que eu partilho", admitiu Costa, salientando: "Temos que fazer mais, temos que fazer melhor, é para isso que estou precisamente a trabalhar".

Frisou que tem "tido um cuidado muito grande em procurar valorizar" o trabalho dos seus antecessores, recordando que em 2016 - quando se assinalaram 40 anos da tomada de posse de Mário Soares como primeiro-ministro - o Governo fez "uma belíssima homenagem a Mário Soares".

Relembrou que o ano passado foi feita uma homenagem a Francisco Pinto Balsemão, também pela comemoração dos 40 anos do seu primeiro governo, e revelou que, em 2025, espera contar com o professor Cavaco para lhe fazer uma homenagem pelos 40 anos "do seu longínquo governo".

Quanto à liderança de Luís Montenegro, o chefe do Governo esclareceu que, "é natural que havendo um novo líder da oposição que já foi eleito", embora só tome posse daqui a um mês, se aguarde "para saber se o PSD mantém a mesma posição ou se evoluiu".

"Nós, com Rui Rio, tínhamos um entendimento, se o PSD mantiver a mesma posição muito bem, se tiver outra posição aguardaremos pelo novo líder da oposição", acrescentou.

De recordar que já esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa reagiu ao artigo publicado por Cavaco Silva. Contudo, o Presidente da República confessou que ainda não tinha tido tempo de ler, mas que o iria fazer, "interiorizar e não comentar".

"Eu aprendo sempre com os sucessivos presidentes da República. E aprenderei com os próximos, se estiver vivo muito tempo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, realçando: "Nunca comento antigos presidentes da República nem futuros presidentes da República".

Leia Também: Marcelo sobre artigo de Cavaco: "Vou ler, interiorizar e não comentar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório