A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 100 quilos de produtos cárneos impróprios para consumo e quatro toneladas de produtos químicos num armazém de produtos alimentares, na sequência de uma operação de fiscalização às condições de armazenagem em operadores económicos grossistas, no distrito de Braga.
Segundo revela a autoridade num comunicado esta terça-feira divulgado, no âmbito desta ação, a ASAE verificou que um dos operadores económicos “procedia à venda ao público de produtos de origem animal congelados e manipulados irregularmente, tendo sido determinada a apreensão de 116 kg de produtos cárneos, considerados impróprios para consumo”.
Verificou-se ainda “a inexistência do número de controlo veterinário (NCV) obrigatório atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)”.
Além disso, a ASAE constatou que, no mesmo local, “era igualmente exercida, de forma ilegal, a atividade de manipulação, embalamento e armazenamento de produtos químicos (hipoclorito de sódio), tendo resultado na apreensão de cerca de 4 toneladas de hipoclorito de sódio bem como, das respetivas máquinas utilizadas para o enchimento”.
Foi instaurado “o respetivo processo crime e processo de contraordenação, tendo ainda sido determinada a suspensão das atividades no estabelecimento”, informa.
Leia Também: ASAE desmantela grupo ilegal de venda de contrafeitos pelas redes sociais