Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

ASAE desmantela grupo ilegal de venda de contrafeitos pelas redes sociais

O organismo apreendeu mais de 7.300 artigos contrafeitos, assim como material usado para a sua comercialização nas redes sociais, num valor de cerca de 135 mil euros.

ASAE desmantela grupo ilegal de venda de contrafeitos pelas redes sociais
Notícias ao Minuto

18:45 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

País Contrafação

Uma investigação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em Portalegre, culminou na apreensão de mais de 7.300 artigos contrafeitos, bem como de material usado na comercialização dos mesmos nas redes sociais, num valor de cerca de 135 mil euros.

Em comunicado, o organismo indica que nove indivíduos com "histórico reincidente na prática dos ilícitos criminais em investigação" foram constituídos arguidos, ficando sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

Através de páginas nas redes sociais, os suspeitos "publicitavam e, posteriormente, remetiam [os artigos falsificados] para vários locais de Portugal Continental, Regiões Autónomas e também para o estrangeiro, através de transportadoras nacionais e internacionais, com recurso a meios de pagamento digitais", adianta a nota.

Dando cumprimento a quatro mandados de busca domiciliários e a 12 mandados de busca não domiciliários, a entidade apreendeu "mais de 7.300 artigos contrafeitos, dois telemóveis, um equipamento informático, quatro ring lights e diversos equipamentos de luminosidade e de estúdio utilizados para os diretos efetuados nas redes sociais", num valor total de cerca de 135 mil euros.

Além disso, foi "apreendida uma elevada quantidade de etiquetas, chapas metálicas e apliques, as quais eram utilizadas para transformação dos artigos em réplicas dos produtos comercializados por marcas de grande prestígio".

Realizada através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, a operação contou com o apoio do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Leia Também: Taça de Portugal. ASAE detém cinco pessoas por especulação de bilhetes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório