Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Portugal compra vacinas contra o Monkeypox. Número de casos sobe para 58

A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve.

Portugal compra vacinas contra o Monkeypox. Número de casos sobe para 58
Notícias ao Minuto

12:31 - 26/05/22 por Marta Amorim

País Monkeypox

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirma mais nove casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 58 casos, revela um comunicado. 

A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve.

Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos, revela a nota. 

"Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório".

Estão em curso os inquéritos epidemiológicos, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão, potenciais novos casos, respetivos contactos e ainda eventuais locais de exposição.

A DGS informa ainda que Portugal está a encetar diligências no sentido de constituir uma reserva nacional de vacinas, através do mecanismo europeu.

Através de especialistas da Comissão Técnica de Vacinação da DGS, "está a ser estudada a eventual necessidade de administrar a vacina a contactos de casos confirmados e a profissionais de saúde, no contexto deste surto".

A DGS recorda que os indivíduos que apresentem "erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico". Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas.

Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os doentes abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas. 

[Notícia atualizada às 12h43]

Leia Também: Monkeypox. Já foram confirmados mais de 200 casos em todo o mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório