Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Região de Leiria reclama aumento dos apoios para os transportes públicos

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) reclama um aumento dos apoios para o financiamento do transporte público, face à necessidade de expandir a sua oferta.

Região de Leiria reclama aumento dos apoios para os transportes públicos
Notícias ao Minuto

10:36 - 25/05/22 por Lusa

País Leiria

Numa nota de imprensa, a CIMRL exige o reforço das verbas do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos, que tem um financiamento base este ano de 138,6 milhões de euros, menos 60 milhões do que em 2021, segundo a proposta de Orçamento do Estado 2022.

Esta verba consignada do Fundo Ambiental, que está afeta em mais de 80% apenas para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, segundo a CIMRL, "será valor insuficiente para assegurar o reforço da oferta de transportes públicos e expandir o projeto intermunicipal de transporte flexível".

Na CIMRL, em 2021, "fazendo uma gestão prudente e racional, num esforço conjunto com os municípios e os operadores no sentido de ajustar a oferta às necessidades de mobilidade da população, reduzindo ao mínimo o desperdício de recursos, a despesa total foi de 2,8 milhões de euros".

As transferências do Fundo Ambiental foram de 2,3 milhões de euros, ficando a cargo da CIMRL a despesa de meio milhão de euros, informa a comunidade intermunicipal.

Para 2022, o cenário apresenta "um défice impossível de gerir". Na melhor situação, "a estimativa de despesa da CIMRL com o financiamento dos transportes públicos ronda os três milhões de euros".

"O montante total de transferências previstas pelo Fundo Ambiental é de apenas 1,8 milhões de euros, apenas 60% do valor necessário à manutenção do serviço público de transportes", alertam os municípios.

Para a CIMRL, presidida por Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, a manter-se a falta de financiamento "está em risco a manutenção da rede de transportes", que terá "forte impacto ao nível dos milhares de estudantes e trabalhadores que todos os dias precisam de recorrer a transporte público, opção coletiva mais sustentável para o ambiente e mais acessível aos cidadãos".

A região de Leiria aponta como valor mínimo de reforço mais um milhão de euros de apoio no âmbito do PART e outros programas de financiamento à oferta de transporte coletivo nas comunidades intermunicipais e nos territórios de baixa densidade, lê-se no comunicado.

O PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para a implementação e desenvolvimento de medidas de apoio à redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo de passageiros, visando reduzir a fatura das famílias com a mobilidade, bem como aumentar a oferta de serviço e a expansão da rede.

Leia Também: Presidente da Câmara de Leiria promete "posição mais reivindicativa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório