Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Gomes Cravinho "muito satisfeito" com "grandes progressos" de Timor-Leste

Ministro dos Negócios Estrangeiros atribui parte dos "grandes progessos" do país à "cooperação portuguesa".

Gomes Cravinho "muito satisfeito" com "grandes progressos" de Timor-Leste

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, mostrou-se esta sexta-feira “muito satisfeito” com os “grandes progressos” registados em Timor-Leste, em parte relacionados com a “cooperação portuguesa”.

Questionado pela RTP3, após a inauguração oficial da Embaixada de Portugal, sobre a cooperação portuguesa em Timor, o governante lembrou que o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) entre Portugal e Timor-Leste (2019-2023) “vai a meio”. “Temos cumprido exatamente aquilo que prometemos”, destacou.

“Eu venho a Timor desde o início da independência e estou agora - já não vinha há três anos - muito satisfeito por sentir os grandes progressos e, em parte, têm a ver com a cooperação portuguesa, nomeadamente em termos de disseminação da língua”, disse, acrescentando que esta tem sido “a grande aposta da cooperação portuguesa”.

Gomes Cravinho destacou ainda que se trata de um país “extremamente jovem” e, por isso, a “aposta deve ser na educação e língua portuguesa”, temas em que “sente um enorme progresso”.

Sobre o investimento financeiro anual português em Timor-Leste, o governante revelou que “atualmente ronda os 13/14 milhões de euros”, frisando que “não é muito”, tendo em conta “as necessidades” e o “orçamento” do país. 

“O importante é que esse dinheiro é estrategicamente utilizado. É utilizado, sobretudo, para a colocação de professores em escolas timorenses”, acrescentou.

Sublinhe-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros português encontra-se em Díli para assinalar o 20.º aniversário da independência de Timor-Leste. 

Leia Também: Marcelo recorda Sampaio em Timor ao falar sobre "maior causa de Portugal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório