Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

"Significativo reforço". Governo a favor da Finlândia e Suécia na NATO

Executivo português espera um "célere processo de adesão".

"Significativo reforço". Governo a favor da Finlândia e Suécia na NATO
Notícias ao Minuto

20:26 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

País NATO

O Governo considera que a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO "representará um significativo reforço da Aliança Atlântica". Num comunicado enviado às redações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros escreve que "o Governo Português congratula-se com a decisão dos Governos da Finlândia e da Suécia, que decidiram solicitar a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)".

Para o Executivo, esta é uma "decisão democrática e soberana dos dois países que decorre do novo contexto de segurança".

"O Governo Português considera que a entrada destes dois países representará um significativo reforço da Aliança Atlântica e manifesta o seu inequívoco apoio a um célere processo de adesão", lê-se ainda no documento.

A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, anunciou, esta segunda-feira, que a Suécia vai candidatar-se à adesão à NATO, pondo termo a dois séculos de uma política de não-alinhamento.

A Rússia partilha uma fronteira terrestre com a Finlândia com mais de 1.300 quilómetros e uma fronteira marítima com a Suécia.

Um dos objetivos russos para justificar a invasão da Ucrânia foi impedir o país vizinho de aderir à NATO e, consequentemente, a expansão da Aliança Atlântica para no Leste da Europa.

Depois de várias críticas em Moscovo, o Presidente russo, Vladimir Putin, assegurou hoje que a adesão à NATO da Finlândia e da Suécia não é um problema para a Rússia, mas que passará a sê-lo se incluir a colocação de armas no território desses países.

Leia Também: PCP contra entrada da Suécia e Finlândia na NATO

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório