Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

PCP contra entrada da Suécia e Finlândia na NATO

Comunistas dizem que "deploram" o "explícito empenho do Governo português" neste alargamento.

PCP contra entrada da Suécia e Finlândia na NATO
Notícias ao Minuto

20:02 - 16/05/22 por Carmen Guilherme

Política Rússia/Ucrânia

O Partido Comunista Português (PCP) esclareceu, esta segunda-feira, que é contra a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO por considerar que o alargamento da Aliança “não só não traz segurança, como representa um sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional”. 

Num comunicado de imprensa, os comunistas dizem ainda “deplorar” o empenho do Governo neste processo. 

“O anunciado alargamento da NATO à Finlândia e à Suécia, não só não traz segurança, como representa um sério agravamento da tensão na Europa e no plano internacional. A concretizar-se, significará um salto qualitativo no processo de alargamento da NATO que leva a presença deste bloco político-partidário junto às fronteiras da Federação Russa, um dos fatores que está na origem do agravamento da situação na Europa e da atual guerra na Ucrânia”, lê-se. 

O PCP considera que o alargamento da NATO à Finlândia e Suécia “colocará em causa a tradicional neutralidade destes dois países nórdicos” e alerta para os perigos desta adesão para os outros países da Europa. 

Além disso, os comunistas falam numa submissão de Portugal e da Europa aos interesses dos Estados Unidos

“O PCP deplora o explícito empenho do Governo português neste novo alargamento da NATO e na escalada de confrontação, numa clara expressão de submissão aos interesses dos EUA”, indicam. 

Sublinhe-se que o Executivo socialista tem demonstrado o seu apoio à decisão anunciada pela Finlândia e pela Suécia. Esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, disse que Portugal conta estar “entre os mais rápidos” dos 30 países da NATO a ratificar esta adesão. 

Leia Também: NATO. Finlândia inicia defesa da adesão, Suécia confirma pedido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório