Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Timor-Leste: Marcelo em Díli de quinta a domingo na sua primeira visita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar pela primeira vez Timor-Leste entre quinta-feira e domingo, por ocasião dos 20 anos da restauração da independência e da posse de Ramos-Horta como chefe de Estado timorense.

Timor-Leste: Marcelo em Díli de quinta a domingo na sua primeira visita
Notícias ao Minuto

10:22 - 16/05/22 por Lusa

País Timor-Leste

Durante esta visita oficial, centrada na capital, Díli, Marcelo Rebelo de Sousa irá também inaugurar a nova Embaixada de Portugal e encontrar-se com a comunidade portuguesa, divulgou hoje a Presidência da República, através de uma nota.

Segundo a nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, esta visita, a convite das autoridades timorenses, "constitui uma oportunidade para abordar com todos os intervenientes um conjunto de temas relevantes nos planos bilateral e multilateral".

Além das cerimónias oficiais e encontros institucionais, incluindo com o Presidente cessante de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú-Olo, e com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, o programa inclui visitas à Escola Portuguesa Ruy Cinatti e à Universidade Nacional Timor Lorosa'e.

Marcelo Rebelo de Sousa irá ainda visitar o Arquivo & Museu da Resistência Timorense e o projeto escolar Centro de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) de Díli.

A sua chegada a Díli está prevista para a manhã de quinta-feira -- ainda de noite em Lisboa, onde são menos oito horas -- e o regresso a Portugal para domingo de manhã.

Na sexta-feira, 20 de maio, Timor-Leste celebra 20 anos da restauração da independência, conseguida após uma luta de libertação contra a ocupação indonésia, e José Ramos-Horta irá tomar posse, pela segunda vez, como Presidente da República timorense.

Após a sua eleição, em 19 de abril, na segunda volta das eleições presidenciais, em que derrotou o atual chefe de Estado timorense, Marcelo Rebelo de Sousa falou com Ramos-Horta por telefone, transmitindo-lhe "calorosas felicitações" e "sinceros votos de sucesso".

No espaço lusófono, Marcelo Rebelo de Sousa visitou várias vezes o Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe. Em 2021 foi pela primeira vez a Guiné-Bissau. Falta-lhe ir a Timor-Leste, onde nunca esteve.

Esta visita, por ocasião da data histórica de 20 de maio, foi anunciada em novembro do ano passado.

Leia Também: Timor-Leste: Díli celebra 20º aniversário da restauração da independência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório