Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Envio de blindados de Portugal a confirmar-se é "apoio empenhado"

O Presidente da República afirmou hoje que se se confirmar que Portugal vai enviar blindados para a Ucrânia é um "caso de apoio empenhado" do país, tal como já havia sido manifestado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Envio de blindados de Portugal a confirmar-se é "apoio empenhado"
Notícias ao Minuto

14:13 - 07/05/22 por Lusa

País Marcelo

"A confirmar-se essa notícia [envio de blindados] é um caso de apoio empenhado de Portugal em termos de meios militares à Ucrânia", disse Marcelo Rebelo de Sousa, na Maia, à margem da cerimónia de entrega do prémio literário de 2022, promovido anualmente pelos Lions.

O jornal Nascer do Sol avança hoje que Portugal vai mandar já 15 carros blindados M113A para a Ucrânia.

Questionado sobre se confirmava esta informação, o Chefe de Estado referiu que não lhe cabe a si confirmar, lembrando que o primeiro-ministro e o governo já tinham dito que Portugal faria tudo o que estivesse ao seu alcance e pudesse fazer ao nível do apoio militar.

Portugal não pode dar armas que não tem ou que considera que são fundamentais para a sua própria defesa imediata, mas pode, como o tem feito, apoiar economicamente, financeiramente, militarmente e humanitariamente a Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia afunda navio; França sem gás russo "a longo prazo"?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório