Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AMN simula explosão em navio com derrame poluente em Viana do Castelo

O objetivo passou por "treinar os procedimentos de resposta em caso de ocorrência de poluição de nível regional".

Notícias ao Minuto

08:39 - 06/05/22 por Notícias ao Minuto

País Poluição

Viana do Castelo foi, entre os dias 4 e 5 de maio, palco de um exercício de combate à poluição no meio marinho, que incluiu uma explosão num navio e um derrame de grandes dimensões.

Organizada pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional (AMN), a iniciativa ‘ATLANTIC POLEX.PT 2022’ teve como objetivo “treinar os procedimentos de resposta em caso de ocorrência de poluição de nível regional do Plano Mar Limpo”, assim como “preparar os recursos da AMN para o combate à poluição do meio marinho”, diz a entidade, em comunicado.

A primeira fase do exercício, que se deu a 4 de maio, baseou-se na “simulação de uma mancha de poluição em alto-mar”, com as “respetivas operações de contenção e recolha de material poluente”. Além disso, foi também realizado um seminário com o tema ‘Preservação do meio marinho’, no qual foi abordada essa problemática e onde foi apresentado o exercício combate à poluição.

Confirme adianta a AMN, a explosão do navio porta-contentores ocorreu a cerca de 20 milhas náuticas (aproximadamente 37 quilómetros) a Sudoeste de Viana do Castelo, resultando “um rombo de grandes dimensões no casco do navio”, bem como num “derrame de grandes quantidades de hidrocarboneto e [na] queda de diversos contentores ao mar”. O derrame afetou “uma área em alto-mar e a zona costeira de Viana do Castelo, nomeadamente no estuário do rio Lima, no porto, no parque ecológico urbano, em zonas de viveiros e em zonas de praia”.

Por sua vez, no dia 5 de maio, deram-se “diversas ações de combate à poluição do mar, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima”, que contou com a participação de “diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar”.

Veja o vídeo.

Leia Também: Califórnia abre grande investigação sobre papel da indústria petroquímica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório