"Transição democrática em Timor Leste tem sido difícil"

O ex-presidente da República português Ramalho Eanes admitiu hoje que a transição democrática em Timor-Leste, que completa 20 anos de independência no dia 20 de maio, tem sido "difícil e demorada".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/05/2022 23:21 ‧ 03/05/2022 por Lusa

País

Ramalho Eanes

"Um país que se torna independente depois de um processo complicado, é um país que tem uma transição democrática difícil, uma institucionalização democrática nada fácil e, depois, uma consolidação democrática demorada", afirmou.

Falando aos jornalistas em Fafe, à margem de uma conferência sobre os 48 anos do 25 de abril, para a qual foi convidado pelo município local, Eanes referiu que "o regime democrático de Timor-Leste está, como todos os regimes democráticos, a consolidar-se e a crescer com muitos problemas".

Quando foi chefe do Estado e depois de exercer aquelas funções, Ramalho Eanes defendeu a autodeterminação de Timor-Leste, numa altura em que aquele antigo território ultramarino português estava sob ocupação indonésia.

Ainda sobre o processo democrático daquele país, Eanes anotou que se trata de um "processo recente", que teve "grandes dificuldades", sendo normal que esteja "mais atrasado em relação aos países desenvolvidos".

Leia Também: Abril "valeu a pena" para portugueses "serem donos do seu destino"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas