Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ciclo de conferências internacionais no Alentejo debate crise climática

Especialistas de vários países vão debater no Alentejo conhecimentos científicos e as melhores práticas mundiais para combater as alterações climáticas, num ciclo de cinco conferências internacionais que arranca este mês, foi hoje divulgado.

Ciclo de conferências internacionais no Alentejo debate crise climática
Notícias ao Minuto

17:07 - 13/04/22 por Lusa

País Alentejo

Trata-se do "Energy & Climate Summit", promovido pelo projeto Guardiões, que junta o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Fórum Energia e Clima (FEC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

As conferências pretendem "trazer a Portugal o conhecimento e as melhores práticas que existem no mundo relativamente à forma como está a ser combatida a crise climática", explicou hoje à agência Lusa o presidente do FEC, Ricardo Campos.

Neste sentido, "foram escolhidos cinco grandes temas muito relevantes para combater a crise climática", um por conferência.

"Educação e Conhecimento" é o tema da primeira sessão, nos dias 21 e 22 deste mês, no Politécnico de Portalegre e transmitida 'online' na página do FEC na rede social Facebook.

"Energia e Transição Justa", em Sines (02 e 03 de junho), "Água", em Beja (20 e 21 de outubro), "Mobilidade e Transporte Ferroviário", em Évora (26 e 27 de janeiro de 2023), e "Economia Circular", novamente em Portalegre (21 e 22 de abril de 2023), são as restantes conferências.

O ciclo vai decorrer no Alentejo porque os promotores e parceiros do projeto Guardiões têm sede na região e por se tratar de "uma das regiões mais vulneráveis às alterações climáticas, mas também a que oferece as maiores possibilidades" para as combater, segundo o presidente do FEC.

A título de exemplo, notou, "o Alentejo é uma das regiões mais competitivas do mundo para produção de energia solar".

As conferências vão ter como oradores convidados especialistas, governantes e representantes de instituições e empresas de vários países, sobretudo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual o FEC "é um observador consultivo".

A conferência inaugural, em Portalegre, pretende "aproximar e aprofundar" as relações entre as instituições de ensino superior do espaço da CPLP para promover "a investigação e ofertas formativas que acelerem a transição para uma economia mais sustentável", explicou Ricardo Campos.

Por outro lado, a primeira conferência visa também analisar e estimular a transferência de conhecimentos sobre combate às alterações climáticas produzidos nas instituições de ensino superior para as empresas e a sociedade em geral, disse.

"As instituições de ensino superior têm recebido um grande incentivo para a produção de artigos científicos, que são válidos, importantes e permitiram descobrir, verificar e induzir novas soluções" de combate às alterações climáticas, indicou.

Torna-se necessário haver "uma ligação maior" entre instituições de ensino superior, empresas e sociedade para uma efetiva transferência de conhecimentos, pretendendo a conferência "refletir sobre esta ligação".

O projeto Guardiões, criado em 2021, visa produzir e divulgar conteúdos, "validados cientificamente e muito focados em soluções", para sensibilizar a sociedade civil para o problema das alterações climáticas, referiu Ricardo Campos.

Através do projeto, já foram realizadas várias ações de sensibilização, sobretudo junto de escolas e alunos dos vários níveis de ensino, "com o objetivo de estimular a alteração dos comportamentos individuais e tornar cada pessoa um guardião", vincou.

Leia Também: Guerra e exportações fazem subir preço do borrego na Páscoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório