Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ministra preocupada com relatos de assédio na Faculdade de Direito

A nova ministra da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, manifestou-se hoje preocupada com os relatos de assédio na Faculdade de Direito de Lisboa e sublinha que as instituições têm de ser exemplares.

Ministra preocupada com relatos de assédio na Faculdade de Direito
Notícias ao Minuto

18:44 - 05/04/22 por Lusa

País Assédio sexual

Na segunda-feira, o Diário de Notícias noticiou que a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa recebeu 50 queixas, relativas a 10% dos docentes, através de um canal aberto em março para receber denúncias de assédio e discriminação.

Numa nota enviada hoje às redações, o gabinete do ministério reage à notícia referindo que Elvira Fortunato considera os relatos preocupantes.

"As instituições de ensino superior são espaços de liberdade e de promoção dos valores de igualdade e respeito, sem qualquer tipo de discriminação em razão do género, orientação sexual, nacionalidade ou outra, e não devem ser coniventes com as situações que violem esses princípios", lê-se no comunicado.

Referindo-se às situações de assédio em contexto académico, o ministério sublinha que as universidades e politécnicos "devem ser exemplares nesta matéria e tratar todas as denúncias no contexto da autonomia disciplinar de que dispõem".

A tutela acrescenta ainda que quaisquer denúncias que possa vir a receber serão remetidas à Inspeção-Geral da Educação e Ciência para averiguações.

Entretanto, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) anunciou hoje a criação de um gabinete de apoio às vítimas de assédio e discriminação, na sequência das denúncias recebidas em março.

O gabinete servirá para prestar apoio psicológico e aconselhamento jurídico às vítimas que queiram prosseguir com queixas disciplinares ou criminais.

Leia Também: Assédio FDUL. Isabel Moreira pede que outras instituições tomem medidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório