Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Doze suspeitos de tráfico em Vila Real conhecem acordão a 21 de abril

O Tribunal de Vila Real marcou para 21 de abril a leitura do acórdão de 12 arguidos que estão a ser julgados pelo crime de tráfico de droga agravado, disse hoje à agência Lusa fonte judicial.

Doze suspeitos de tráfico em Vila Real conhecem acordão a 21 de abril
Notícias ao Minuto

13:37 - 01/04/22 por Lusa

País Tráfico de droga

Os 12 arguidos, com idades compreendidas entre os 21 e os 47 anos e ligações familiares, são suspeitos de integrar uma rede de tráfico de droga, que vendia o produto estupefaciente em Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, tendo sido detidos em abril de 2021 pela GNR.

Os seis homens e seis mulheres estão acusados pelo Ministério Público (MP) pelo crime de tráfico de droga agravado. Seis deles estão também acusados do crime de detenção de arma proibida.

No início do julgamento, a 10 de março, apenas dois aceitaram prestar depoimento perante o coletivo de juízes e ambos assumiram o crime e referiram atuar sozinhos.

Um deles, com 36 anos e que há cerca de um ano preside a Associação Nacional e Social de Etnia Cigana (ANSEC), em Vila Real, para promover o acesso ao emprego e à inclusão social, começou por pedir desculpa às pessoas da sua comunidade.

Depois, este arguido assumiu a venda de heroína e cocaína desde setembro de 2020, a qual ia comprar ao Porto, revelou ainda o nome dos seus clientes, mas salientou que "agia sozinho".

O coletivo de juízes do Tribunal de Vila Real marcou a leitura do acórdão para o dia 21 de abril.

De acordo com a acusação, desde "o início de 2020 e até às suas detenções, a 27 de abril de 2021, os arguidos decidiram conjuntamente dedicar-se à venda de produto estupefaciente (heroína e cocaína) diretamente a diversos consumidores que, conhecendo a sua atividade, os contactassem ou procurassem para tal efeito".

A atividade criminal era, de acordo com o MP, "levada a cabo a qualquer hora do dia ou da noite" em vários locais da cidade de Vila Real e ainda em Vila Pouca de Aguiar, e o produto estupefaciente era adquirido na cidade do Porto.

O MP considera que o crime em causa "é grave" e cria "muito alarme social".

A investigação da GNR decorria desde novembro de 2020 e culminou em abril de 2021, altura em que os militares deram cumprimento a 12 mandados de detenção e realizaram 22 buscas, 10 domiciliárias e 12 em viaturas, nas freguesias de Mateus, Parada de Cunhos e Mouçós, no concelho de Vila Real, e em Vila Pouca de Aguiar.

No decorrer da operação foram apreendidas diversas quantidades de estupefaciente, como cocaína e heroína, bem como dinheiro, vários artigos em ouro (pulseiras, cordões, libras, brincos, anéis e alianças), os veículos automóveis usados no transporte de estupefaciente e armas.

Leia Também: 18 arguidos em esquema de tráfico de droga que rendeu 5 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório