Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Se Costa se demite, Governo vai à vida, não é preciso 'avisar'"

Isabel Moreira critica notícias que dizem que 'Marcelo amarra Costa', ima interpretação feita após os recados deixados pelo Presidente no discurso de tomada de posse do Governo.

"Se Costa se demite, Governo vai à vida, não é preciso 'avisar'"
Notícias ao Minuto

08:41 - 31/03/22 por Marta Ferreira

Política Isabel Moreira

A deputada socialista Isabel Moreira reagiu esta quinta-feira às notícias de que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, 'amarrou' o primeiro-ministro, António Costa, no discurso que fez na quarta-feira, na tomada de posse do Governo.

A política sublinha que foi Costa quem disse que não viraria costas ao país e que se inventaram "factos políticos". 

"Como se inventa um facto político? 'Marcelo amarra Costa. Se sair, há eleições'. Sim, a Constituição é clara. Se o PM se demite, o Governo vai à vida, não é preciso 'avisar'", apontou nas redes sociais a socialista.

 

Refira-se que esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, deu alguns 'avisos' no seu discurso de tomada de posse do Governo no sentido de evitar que o primeiro-ministro abandone o cargo a meio do mandato, como aconteceu em 2004 quando Durão Barroso, então primeiro-ministro, saiu para presidir à Comissão Europeia.

O chefe de Estado apelou à “segurança, estabilidade, unidade no essencial, concentração no decisivo, recusa de primazia de incertezas ou tensões secundárias”, num tempo de “muitas missões” e marcado por “difíceis embates”.

Marcelo dirigiu ainda um 'recado' a Costa sobre a confiança que os portugueses depositaram no socialista ao lhe darem maioria absoluta. “Deram a maioria absoluta a um partido, mas também a um homem”, sublinhou. “É o preço das grandes vitórias, inevitavelmente pessoais e intencionalmente personalizadas. E é sobretudo o respeito da vontade inequivocamente expressa pelos portugueses para uma legislatura", sublinhou. 

Em resposta a Marcelo, Costa disse que os portugueses “podem contar com normalidade constitucional e a continuidade da saudável cooperação e solidariedade institucional”. 

Leia Também: Marcelo fez avisos, Costa deu garantias. A posse do Governo de "diálogo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório