GNR apreende 66 quilos de pescado subdimensionado na Terceira

A GNR apreendeu, na terça-feira, na ilha Terceira, nos Açores, 66 quilos de pescado subdimensionado, por não ter a medida mínima estipulada por lei para ser comercializado, foi hoje revelado.

Notícia

© GNR

Lusa
30/03/2022 12:46 ‧ 30/03/2022 por Lusa

País

Apreensão

Em comunicado, o Comando Territorial dos Açores da GNR explica que os 66 quilos de pescado subdimensionado foram apreendidos "no concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira", no âmbito de "uma ação de fiscalização no porto de Pescas do Cabo da Praia", destinada "ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte e comercialização" de peixe fresco.

Segundo a GNR, os militares da Guarda "detetaram a bordo de uma embarcação de pesca profissional 32 quilos de peixão (Pagellus bogaraveo), dez quilos de boca negra (Helicolenus dactylopterus) e 24 quilos de alfonsim (Beryx splendens) sem que tivessem a medida mínima estipulada por lei para ser comercializado, resultando na sua apreensão".

No seguimento da ação, foi identificado o mestre da embarcação, um homem de 34 anos, tendo sido elaborado o auto de contraordenação e os factos comunicados à Inspeção Regional das Pescas (IRP), revela ainda a GNR.

O pescado apreendido, após verificação do seu estado pelo médico veterinário, foi entregue a uma instituição de solidariedade social local, lê-se no comunicado.

A GNR alerta que "uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura", com o intuito de "melhorar a rentabilidade potencial do recurso".

Leia Também: Apreendidos 282 quilos de pescado fresco sem regime de primeira venda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas