Açores registam dois sismos desde as 00h desta segunda-feira

Atividade sísmica a perder intensidade? Ilha de São Jorge registou menos sismos entre as 00h e as 8h00 comparativamente com o período homólogo dos dias anteriores.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
28/03/2022 09:22 ‧ 28/03/2022 por Notícias ao Minuto

País

CIVISA

Estará a atividade sísmica a diminuir nos Açores? Nas últimas horas, entre as 00h00 e as 8h00 desta segunda-feira, a ilha de São Jorge, nos Açores, registou menos sismos comparativamente com o mesmo período dos últimos dias. 

Hoje assinalam-se dois sismos, um de magnitude 2.0 às 1h32 e outro de magnitude 2.1 às 7h38. 

Comparando, por exemplo, com domingo, dia 27, no mesmo período registaram-se cinco sismos com intensidades, na sua maioria, superiores a magnitude 2.0. No período homólogo de sábado, dia 26, assinalaram-se sete sismos e na sexta-feira, dia 25, nove sismos. 

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA) indica que este menor intensidade "faz parte da dinâmica este tipo de crise", mas não significa que estejamos a chegar ao fim da mesma. 

"Temos de perceber como a situação evolui, temos de esperar e perceber se a tendência de decrescimento se mantém", explica ao Notícias ao Minuto o CIVISA. 

Neste momento, indicou ainda a mesma fonte, "é continuar a monitorizar" para perceber se haverá necessidade de evacuação da localidade de Velas. 

A atividade sísmica da ilha de São Jorge, nos Açores, apesar da aparente perda de intensidade (até às 8h00 de hoje) continua acima da média, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica. 

No domingo, foram registados quatro sismos sentidos pela população entre as 10h00 e as 22h00.

Leia Também: Açores: CIVISA regista quatro sismos sentidos pela população no domingo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas