Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente do Parlamento açoriano apela à calma em São Jorge

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, manifestou-se hoje "solidário com a população de São Jorge", devido à crise sismovulcânica que afeta a ilha, e apelou à "manutenção da calma".

Presidente do Parlamento açoriano apela à calma em São Jorge
Notícias ao Minuto

19:07 - 24/03/22 por Lusa

País Sismos

"Sei que é difícil manter a calma numa situação desta natureza, mas é preciso fazê-lo", afirmou Luís Garcia, citado numa nota de imprensa.

Desde sábado que a atividade sísmica na ilha de São Jorge está "acima do normal" e já foram sentidos pela população mais de uma centena de sismos.

O presidente do parlamento açoriano apelou ao "cumprimento das indicações dos responsáveis da Proteção Civil" e à "manutenção da calma", acrescentando que tem acompanhado o desenrolar da situação através de contactos diretos com as autoridades competentes.

Luís Garcia salientou que "todas as autoridades estão articuladas" e "a fazer o que é necessário e possível fazer nesta altura, para prevenir o que possa vir a acontecer".

O presidente da Assembleia Legislativa dos Açores encontra-se em visita à ilha Graciosa, onde esta tarde visitou a Associação Humanitária de Bombeiros, depois de ter passado, de manhã, pela Unidade de Saúde de Ilha, pela Escola Básica e Secundária e pela empresa Graciólica.

Na quarta-feira, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) elevou o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco), o que significa "possibilidade real de erupção".

Perante este cenário, o executivo açoriano recomendou à população com maiores vulnerabilidades da principal zona afetada na ilha de São Jorge (entre Velas e a Fajã das Almas) que abandone as suas casas.

Também na quarta-feira, a Proteção Civil dos Açores ativou o Plano Regional de Emergência devido à elevada atividade sísmica que se regista em São Jorge desde sábado.

Os planos de emergência municipais dos dois concelhos da ilha, Calheta e Velas, já foram igualmente ativados.

Leia Também: Açores registam 13 sismos desde as 00h00 desta quinta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório