Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Açores. Navio que afundou durante o reboque deixou mancha de poluição

O navio mercante sofreu um incêndio a bordo no dia 16 de fevereiro enquanto navegava ao largo da ilha do Faial, nos Açores.

Açores. Navio que afundou durante o reboque deixou mancha de poluição
Notícias ao Minuto

23:53 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

País Navio

A Autoridade Marítima Nacional encontra-se a monitorizar uma mancha de poluição que foi detetada em águas internacionais, no local onde afundou o navio mercante que sofreu um incêndio a bordo no dia 16 de fevereiro, informam em comunicado. 

O navio mercante Felicity Ace, que se incendiou ao largo dos Açores a 16 de fevereiro e estava a ser rebocado, afundou-se esta terça-feira fora do limite da Zona Económica e Exclusiva de Portugal, revelou a Marinha.

"Durante as operações de reboque, o navio mercante perdeu estabilidade e acabou por afundar, no dia 1 de março, a cerca 25 milhas náuticas (aproximadamente 46 quilómetros), originando o aparecimento de alguns destroços e de uma mancha de material oleoso na área", pode ler-se na nota. 

A situação encontra-se a ser monitorizada pela Direção de Combate à Poluição do Mar e pela Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), em colaboração com a Força Aérea Portuguesa e com a Marinha, estando o Instituto Hidrográfico a realizar uma previsão de deriva do material poluente, informa a missiva. 

Está previsto o navio patrulha oceânico Setúbal deslocar-se para a zona, "com dois drones e respetiva equipa de operação, para monitorizar a situação, kit para recolha de amostras", assim como dois elementos da Direção de Combate à Poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional.

O navio mercante sofreu um incêndio a bordo no dia 16 de fevereiro enquanto navegava ao largo da ilha do Faial, nos Açores, tendo acabado por se afundar durante as operações de reboque. A bordo do navio seguiam 22 tripulantes que foram resgatados e transportados, em segurança, para o aeroporto da Horta. O navio transportava 3.965 veículos de diferentes marcas do grupo Volkswagen.

Leia Também: Quais os carros que se perderam com o afundamento do Felicity Ace?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório