Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2023
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 19º

Palmada pedagógica? "Violência contra as crianças é sempre condenável”

Tem esta terça-feira início uma campanha para combater a violência contra as crianças.

Palmada pedagógica? "Violência contra as crianças é sempre condenável”
Notícias ao Minuto

17:16 - 22/02/22 por Beatriz Maio

País Violência

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) defende que “a violência contra as crianças é sempre condenável” e, como tal, inicia esta terça-feira, dia europeu da vítima de crime, uma campanha com o intuito de combater a violência contra as crianças, em particular os castigos corporais. 

Num Press Release divulgado, a instituição afirmou que “os castigos físicos continuam a ser desvalorizados e tolerados”, ação que condenada como “inaceitável, face aos conhecimentos que já possuímos e que demonstram os efeitos negativos da violência”.

A chamada “palmada pedagógica” é, para alguns, segundo o IAC, parte da “convicção de que se educa batendo”. Contudo, estudos sobre esta matéria apontam que as crianças não obedecem mais devido a este método e ficam até “revoltadas” e sentem-se “humilhadas” desde cedo “por serem tratadas, de uma forma indigna e que as desrespeita”. 

Esta campanha, que decorrerá até ao final do ano, chama também à atenção para consequências futuras provenientes destas ações. As “crianças muito pequenas podem gerar sérias lesões”, desenvolver baixa autoestima e acreditar que “a violência é uma forma adequada para resolver conflitos”.

O IAC recorda que “a banalização da violência é muito prejudicial, pois sabemos como pode desvalorizar o sofrimento da vítima”, o que poderá refletir-se em “dificuldades de relacionamento”, causar “ausência de empatia” e “facilitar situações de ‘bullying’ na escola ou no ciberespaço”, bem como levar até “à violência no namoro e à violência nas relações de intimidade”.

Leia Também: Detido por violência doméstica tinha armas e flechas em casa

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório