Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PSP promove pulseiras de auxílio a idosos

'Estou Aqui Adultos' é o nome do programa para ajudar cidadãos seniores que possam ficar desorientadas ou inconscientes.

PSP promove pulseiras de auxílio a idosos
Notícias ao Minuto

16:20 - 15/02/22 por Notícias ao Minuto

País Idosos

"Cuidar de quem cuidou de nós" é a mensagem de incentivo do programa 'Estou Aqui Adultos', destinado à segurança dos idosos que, por esse motivo ou derivado a qualquer patologia, poderão ficar desorientados ou inconscientes na via pública.

É necessário realizar um registo numa plataforma online para que seja possível auxiliar os idosos em caso de dificuldades de memória, atenção e concentração, garantindo a sua segurança através de uma pulseira constituída por uma fita de tecido em cor mate com uma chapa metálica onde tem um código alfanumérico e diz 'Call/Ligue 112'.

Este acessório de proteção é gratuito, pessoal e intransmissível e terá que ser levantado e validado numa esquadra escolhida após feito o registo.

A Polícia de Segurança Pública salienta: "Cuide da sua segurança" e aconselha a, nestas situações, evitar mudar os locais dos móveis e objetos importantes; aumentar a iluminação da casa; sinalizar o local dos objetos mais importantes, como documentos e medicamentos e, por fim, a manter por perto os contactos dos mais próximos, bem como do médico e autoridades. 

Nas redes sociais, a PSP apela a que se “apoie os cidadãos seniores, nomeadamente sinalizando situações de risco e debilidade” através do email proximidade@psp.pt.

Leia Também: Detido em flagrante por burlas a idosos em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório