Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Alívio das medidas? "Podíamos, de certa forma, retirar tudo"

Virologista Pedro Simas aponta que todas as regras ainda vigentes devem ser abolidas, que voltemos à normalidade, mesmo aqueles que testam positivo ao vírus. Para o especialista, deveremos voltar a esta "o mais rapidamente possível".

Alívio das medidas? "Podíamos, de certa forma, retirar tudo"
Notícias ao Minuto

23:33 - 14/02/22 por Notícias ao Minuto

País Pedro Simas

"Se há algum país que pode desconfinar é Portugal, nós estamos protegidos". É desta forma que o virologista Pedro Simas defende que deveríamos retirar todas as medidas de combate à pandemia ainda vigentes à exceção dos lares onde este desconfinamento e regresso à normalidade devem ser faseados. 

O especialista, que esteve esta segunda-feira na SIC Notícias a comentar o possível alívio das restrições depois da reunião no Infarmed, defende que é altura de voltarmos à total normalidade e que este é o momento de se apostar na imunidade natural.

Simas aponta ainda que todas as regras ainda vigentes devem ser abolidas, que devemos voltar à normalidade possível, mesmo aqueles que testam positivo ao vírus. 

"Se há uns tempos foi evocado o princípio da prudência porque se estava na expectativa de haver uma vaga de infeções alta, que aconteceu e sabíamos que ia acontecer, mas claramente a população portuguesa estava protegida com a vacinação. Se esta vaga da Ómicron nos ensinou alguma coisa foram duas muito importantes: primeiro que a vacinação protege e funciona e as assimetrias que houve na Europa foram mais naqueles países que os grupos de risco não estavam bem protegidos. Não foi o caso de Portugal", começou por explicar o virologista.

"Outro ensinamento é que a imunidade natural é extremamente importante. Agora que construímos a imunidade vacinal, e até vou dizer uma endemia vacinal, e este pico foi um pico epidémico com números completamente compatíveis com um pico epidémico sazonal em termos de infeções, agora temos de transitar para a verdadeira endemia que é a que tem imunidade natural", acrescentou ainda. 

Para Pedro Simas, "esta imunidade natural dá-nos uma esperança muito grande de que este vírus será um vírus como os outros coronavírus de uma constipação comum", adiantando ainda acreditar que "vamos chegar ao próximo outono-inverno" com essa imunidade natural em Portugal.

Simas ressalvou que é preciso comunicar e informar as pessoas e explica que "podíamos, de certa forma, retirar tudo, todos os indicadores epidemiológicos, tirar drasticamente todas as restrições, incluindo nos hospitais, nos lares, incluindo o uso de máscara, a testagem, não ter uma linha nos hospitais para Covid e não Covid". 

Manteria, no entanto, "a testagem em contexto hospitalar, a testagem para os lares, manter as regras nos hospitais, centros de saúde e lares nas próximas semanas é bom, mas o resto é libertar tudo e rapidamente na saúde que se volte à normalidade", detalhou. 

O investigador voltou ainda a defender que o número de casos já não é o indicador mais fidedigno, mas sim "o impacto nas unidades de cuidados intensivos". 

Recorde-se que o Governo agendou reunião com os especialistas no Infarmed para avaliar a situação pandémica no país. O alívio das restrições ainda em vigor será uma das principais questões em cima da mesa. 

Leia Também: "É a entrada em endemia". Deixar vírus disseminar-se "faz muito sentido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório