Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Menos restrições? Governo reúne com peritos no Infarmed na quarta-feira

Tendo em conta a diminuição de novos casos de Covid-19 em Portugal, está em cima da mesa o alívio das medidas de contenção do SARS-CoV-2.

Menos restrições? Governo reúne com peritos no Infarmed na quarta-feira
Notícias ao Minuto

23:12 - 13/02/22 por Daniela Filipe

País Covid-19

O Governo vai reunir-se com especialistas na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) esta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, conforme avançou o jornal Público. Luís Marques Mendes confirmou também a data da nova reunião, no seu espaço de comentário na SIC. Perante a diminuição de novos casos de Covid-19 no país, está em cima da mesa a possibilidade do alívio das restrições em vigor.

António Costa, primeiro-ministro, tinha já revelado aos jornalistas que o Governo disporia "do parecer dos diferentes especialistas que têm apoiado o executivo" em matéria de combate e controlo da Covid-19 no final da semana passada ou no início desta semana.

Na altura, o responsável adiantou que os peritos estavam "a ponderar que alterações devem ser introduzidas face à evolução da pandemia da Covid-19", numa alusão à possibilidade de serem levantadas  algumas restrições em breve.

A pandemia em Portugal passou do nível crítico para situação de alarme, segundo o indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico (IST) e da Ordem dos Médicos. O matemático Henrique Oliveira, um dos responsáveis pela elaboração e atualização diária deste indicador, - que está agora nos 79.59, abaixo do limiar do nível de alerta estabelecido em 80 pontos -, disse à Lusa que a situação epidemiológica é "muito favorável e o paradigma alterou-se".

Para o professor, "as medidas já não limitam o crescimento e decrescimento dos casos", já que o número de infeções vai diminuir por o país ter atingido "a saturação".

Este domingo, Portugal registou mais 38 mortes e 16.132 novos casos relacionados com a Covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De notar que já não se registavam tão poucos casos no país desde o dia 3 de janeiro, altura em que se contabilizaram 10.554 contágios. 

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação em Lisboa com novo horário; Menos mortes em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório