Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Câmara de Lisboa promove testes a DSTs no Dia dos Namorados

A Câmara Municipal de Lisboa realizou uma ação de sensibilização alertando para a importância do preservativo.

Câmara de Lisboa promove testes a DSTs no Dia dos Namorados
Notícias ao Minuto

20:50 - 14/02/22 por Notícias ao Minuto

País Doenças Sexualmente Transmissíveis

O Cais do Sodré foi o local escolhido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) para uma ação de sensibilização alertando para a importância do preservativo durante o dia de hoje, 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, pode ler-se numa missiva nas redes sociais. 

Foi ainda possível realizar, "de forma anónima e confidencial, testes a Doenças Sexualmente Transmissíveis".

Segundo o site da CML, a campanha Lisboa sem sida pretende "acabar com a epidemia do VIH e Sida, como problema de saúde pública, na cidade de Lisboa até 2030, através da melhoria do acesso às várias respostas disponíveis – onde se inclui o teste, o preservativo, a profilaxia pré e pós exposição e o tratamento – e também da redução da discriminação". 

Devido à Covid-19, o sistema informático que regista os novos casos, atualiza a incidência da doença, o estatuto dos doentes e os resultados dos tratamentos sofreu falhas, e o Ministério da Saúde não teve capacidade para realizar as atualizações necessárias.

Assim, Portugal está sem dados fidedignos relativos a 2020 e 2021. Os últimos dados são, portanto, de 2019, tendo o número de novos casos de infeção por VIH descido neste ano, mantendo-se a tendência de decréscimo que já se verificava desde o ano 2000.

De acordo com o relatório “Infeção VIH e SIDA em Portugal – 2020”, produzido pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 foram diagnosticados 778 novos casos de infeção por VIH, menos 331 casos do que no ano de 2018.

Leia Também: Google criou Doodle especial pensado para o Dia dos Namorados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório