Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Paços de Ferreira. Comerciantes e moradores obrigados a desperdiçar água

Com o país em seca, habitantes revoltam-se contra a regra. Quando não é gasto o mínimo de um metro cúbico de água, é aplicada a taxa mais alta de saneamento.

Paços de Ferreira. Comerciantes e moradores obrigados a desperdiçar água
Notícias ao Minuto

11:13 - 11/02/22 por Notícias ao Minuto

País Paços de Ferreira

Com o país em seca, os comerciantes e moradores de Paços de Ferreira são obrigados a desperdiçar água. Sim, leu bem. Isto porque, avança a SIC Notícias, quando não é atingido o consumo mínimo, passa a ser aplicada a taxa máxima de saneamento. 

"Tenho de vir deitar água fora para ganhar dinheiro", assume Fernando Santos, empresário, ao canal, acrescentando que tem de "deitar mil litros de água fora para ter um benefício de 17 euros".

Já Diana Neto, comerciante, aponta: "O que nos dizem é que, como não é gasto o mínimo de um metro cúbico de água, é aplicada a taxa mais alta de saneamento". Ou seja, "não pago água, pago 40 euros de saneamento porque não gastei água. Mas, na realidade, eu gastei água. Gastei só a que precisava". 

O mesmo se passa em casas particulares e mesmo quem está no estrangeiro dá a chave e pede aos vizinhos que lhe abra a água e a deite fora. Em causa está o contrato de concessão de abastecimento de água, assinado em 2004.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em janeiro "verificou-se um agravamento muito significativo da situação de seca meteorológica, com um aumento da área e da intensidade, estando no final do mês todo o território em seca, com 1% em seca fraca, 54% em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema". Ainda de acordo com o IPMA, em relação à precipitação, janeiro de 2022 foi o 6.º mais seco desde 1931 e o 2.º mais seco desde 2000.

Já o Governo restringiu o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental.

Leia Também: Seca: Interior do distrito de Coimbra teme efeitos da falta de água

Recomendados para si

;
Campo obrigatório