Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério Público pede 10 anos de prisão para Ricardo Salgado

O ex-banqueiro marcou esta terça-feira presença no Campus de Justiça, pela primeira vez, para as alegações finais do julgamento extraído da Operação Marquês. Em causa estão três crimes de abuso de confiança.

Ministério Público pede 10 anos de prisão para Ricardo Salgado
Notícias ao Minuto

10:55 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Operação Marquês

O Ministério Público pediu esta terça-feira uma pena única não inferior a 10 anos para Ricardo Salgado por três crimes de abuso de confiança, segundo avançou a SIC Notícias. 

Na nona sessão do julgamento, que decorre no Juízo Central Criminal de Lisboa, o procurador do MP, Vítor Pinto, considerou que o ex-banqueiro tinha uma "especial obrigação" de não cometer os três crimes de abuso de confiança de que foi acusado, realçando ainda a "motivação manifestamente egoísta, dada a sua situação económica", a "persistência criminosa" e a "ausência de arrependimento" do arguido.

"Entendemos que a pena concreta a aplicar a cada um dos crimes não deve ser inferior a seis anos de prisão. Tendo em conta as regras do cúmulo jurídico, a pena aplicável não deve ser inferior a 10 anos de prisão", afirmou, perante o ex-banqueiro, de 77 anos, que marcou presença pela primeira vez no julgamento.

O ex-banqueiro marcou esta terça-feira presença no Campus de Justiça, pela primeira vez, para as alegações finais do julgamento extraído da Operação Marquês.

Questionado se queria falar, Salgado recusou alegando não estar em condições.  

“Eu não estou em condições de prestar declarações, foi-me atribuída uma doença de Alzheimer”, afirmou Ricardo Salgado em tribunal, segundo a CNN Portugal. 

Esta é a primeira vez que o ex-banqueiro surge no julgamento em que é acusado de três crimes de abuso de confiança, tendo os seus advogados apresentado em outubro um atestado médico que referia que o antigo banqueiro sofre de doença de Alzheimer, visando assim a suspensão do julgamento, uma pretensão que foi recusada pelo tribunal.

Os três crimes de abuso de confiança devem-se a transferências de mais de 10 milhões de euros no âmbito da Operação Marquês, do qual este processo foi separado.

[Notícia atualizada às 10h57]

Leia Também: Salgado presente em tribunal, mas não falará. "Não estou em condições"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório