Meteorologia

  • 28 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Isolamento e falta de recursos deixam creches privadas em risco de fechar

Presidente da Direção Nacional da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular apela, em carta aberta, a um apoio temporário extraordinário para que não se fechem estes equipamentos.

Isolamento e falta de recursos deixam creches privadas em risco de fechar

Uma carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, e à ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, revelou as dificuldades que as creches e infantários privados estão a enfrentar para se manterem abertos numa altura em que se multiplicam profissionais e alunos em isolamento devido à Covid-19. 

De acordo com o documento assinado pela Direção Nacional da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP), estes espaços têm salas fechadas por falta de educadores e auxiliares  e pedem apoio do Estado através do Alargamento do Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Educação às Instituições Particulares, que não são de momento financiados. 

Susana Batista, presidente da Direção Nacional, aponta nesta carta a dificuldade em contratar mais pessoal e apela a um apoio temporário extraordinário para que não se fechem estes equipamentos e as "crianças possam continuar a frequentar os mesmos. 

"É urgente o Estado ajudar as organizações a não fechar, para poderem continuar a receber crianças", indica ainda o documento. 

A carta aberta alerta ainda que, de momento, os apoios estão a ser dados ao setor público e social, mas que também os privados necessitam de assistência. A "Covid-19 não escolhe setores de atividade, nem setores sociais, trata-nos todos da mesma maneira", conclui ainda. 

Leia Também: Cerca de 35 mil trabalhadores de creches, ATL e pré-escolar testados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Campo obrigatório