Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Europol. Portugal integra operação que retira mais de mil armas das ruas

Portugal esteve entre os 30 países envolvidos numa operação da Europol contra o comércio ilegal de armas de alarme e de sinalização convertidas, que resultou na apreensão de 1.534 armas de fogo, anunciou hoje a organização europeia.

Europol. Portugal integra operação que retira mais de mil armas das ruas
Notícias ao Minuto

13:22 - 14/01/22 por João Godinho

País Europol

Estas pistolas estão a tornar-se uma aposta para os criminosos, uma vez que podem ser facilmente convertidas para descarregar munições verdadeiras. Segundo a Europol, um repórter criminal holandês baleado em Amesterdão em julho de 2021 terá sido baleado por uma destas armas convertidas.

Conduzida entre 13 e 17 de dezembro, a operação Conversus foi liderada pela polícia nacional romena, no âmbito da Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminais (EMPACT, na sigla em inglês), juntamente com o Eurojust, que está disponível para apoiar as autoridades nacionais com a cooperação judicial transfronteiriça.

Roménia, Bulgária, Bélgica, Chipre, República Checa, Alemanha, Dinamarca, Estónia, Grécia, Espanha, França, Finlândia, Croácia, Hungria, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Suíça, Noruega, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia, Ucrânia e Kosovo foram os países participantes na operação.

No balanço da operação hoje divulgado, a Europol destaca as mais de 260 buscas domiciliárias, 17.464 munições apreendidas e 6.550 quilos de pirotecnia apreendida.

Previamente à operação foi desenvolvido um trabalho de identificação de compradores e negociantes envolvidos neste comércio ilegal, com as forças de segurança romenas, búlgaras e da Macedónia do Norte a recolherem dados com vista à definição de compradores e transações consideradas suspeitas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório