Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Associação satisfeita com reabertura de processo a acidente mortal na A6

A associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) manifestou hoje "satisfação" com a notícia da alegada reabertura pelo Ministério Público do processo do atropelamento mortal na A6 para investigar o ex-ministro Eduardo Cabrita por eventual homicídio negligente por omissão.

Associação satisfeita com reabertura de processo a acidente mortal na A6
Notícias ao Minuto

20:20 - 13/01/22 por Lusa

País Eduardo Cabrita

"Acabei de ver a notícia, mas ainda não fui notificado" dessa decisão, mas, "a ser verdadeira, a associação vê com muita satisfação a tomada de posição do Ministério Público (MP)", disse hoje à agência Lusa o advogado da ACA-M, Paulo Graça.

A CNN Portugal e a TVI noticiaram, ao final do dia, que o MP "determinou a reabertura do inquérito no caso do acidente mortal da A6, que envolveu o antigo ministro da Administração Interna", Eduardo Cabrita.

O objetivo é "investigar a conduta de Eduardo Cabrita, que deverá mesmo ser constituído arguido por suspeitas do crime de homicídio negligente por omissão", apuraram a CNN Portugal e a TVI.

A decisão, segundo a CNN e a TVI, consta de um despacho, datado de quarta-feira, assinado pelo diretor do DIAP de Évora, baseada num requerimento apresentado pela Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, que é assistente no processo.

A ACA-M entregou no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, na terça-feira, este requerimento, solicitando a intervenção hierárquica do magistrado do Ministério Público coordenador da comarca, para tentar responsabilizar Cabrita, por considerar que, por omissão, o antigo governante cometeu um crime de homicídio por negligência.

No requerimento, ao qual a agência Lusa teve acesso, nesse dia, o advogado Paulo Graça considera que deve ser deduzida acusação penal contra o antigo ministro "pela prática, em autoria paralela e por omissão, do crime de homicídio por negligência".

Em declarações hoje à Lusa, Paulo Graça insistiu que Eduardo Cabrita deve ser responsabilizado penalmente por este crime.

"Trata-se de um crime de homicídio por negligência praticado de forma omissiva porque incumbia ao ministro, naquelas circunstâncias, ordenar ao motorista que adequasse a velocidade do veículo às condições da via", argumentou.

Mas, o ex-ministro, "manifestamente não o fez, conforme todas as testemunhas declaram no processo. Todas as testemunhas dizem que o ministro não deu nenhuma instrução sobre a velocidade", continuou.

Só que Eduardo Cabrita, era "o superior hierárquico" que seguia no veículo e tinha "poderes legais para ordenar isto, sob pena de procedimento disciplinar" ao motorista "caso não fosse obedecido", sustentou o representante legal da ACA-M.

"Por isso, a circunstância de o procurador ter acolhido o nosso requerimento é fonte de satisfação e vamos, agora, acompanhando o processo", sublinhou.

A 03 de dezembro de 221, o MP acusou Marco Pontes, motorista de Eduardo Cabrita, de homicídio por negligência por um acidente ocorrido a 18 de junho, em que foi atropelado mortalmente na Autoestrada 6 (A6), entre Estremoz e Évora, um trabalhador que fazia a manutenção.

Nesse mesmo dia, o até então ministro da Administração Interna demitiu-se.

No início de janeiro, o advogado da família do trabalhador que morreu no acidente revelou ter requerido a abertura de instrução do processo, para "conseguir a pronúncia da responsabilidade criminal" do ex-ministro.

Leia Também: MP reabre processo. Cabrita será investigado por homicídio negligente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório