Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

São João no Porto tem 14 internados nos cuidados intensivos

O Hospital de São João, no Porto, tem atualmente 14 doentes com covid-19 internados nos cuidados intensivos, quatro deles ligados a ECMO, adiantou hoje o coordenador de Medicina Intensiva, Roberto Roncon.

São João no Porto tem 14 internados nos cuidados intensivos
Notícias ao Minuto

14:32 - 13/01/22 por Lusa

País Covid-19

Na sua maioria, estes doentes são "relativamente novos" e sem vacinação contra a covid-19, afirmou durante uma conferência de imprensa relacionada com o caso de uma grávida internada com covid-19 grave, não vacinada e ligada a ECMO (um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos), cujo bebé nasceu na quarta-feira de cesariana programada e sem complicações.

Desde o início da pandemia, o hospital contabilizou, com esta, três grávidas com covid-19 em ECMO, tendo sobrevivido todas à exceção de um bebé com 29 semanas, recordou.

Questionado sobre se os 14 internados estão infetados com a variante Delta ou Ómicron do coronavirus SARS-CoV-2, Roberto Roncon disse não poder precisar, pois o hospital não faz a genotipagem aquando da admissão, mas admite que a sua maioria será pela Ómicron, dado ser a variante dominante em Portugal.

O médico adiantou que, além de pessoas não vacinadas, a maioria dos internados nos intensivos são vacinados, mas com doenças associadas e que, por força dessas, a vacina vai perdendo eficácia ao longo do tempo.

Aproveitando a ocasião, o médico alertou que quem ainda não se vacinou por ter dúvidas está sempre a tempo de o fazer, pois as vacinas são seguras.

"Passado todo este tempo ainda temos mais argumentos a favor da eficácia e segurança das vacinas, não só pelos ensaios clínicos, mas pela vigilância na comercialização das mesmas", reforçou.

Insistindo no facto de a vacina ser "eficaz e segura", Roberto Roncon lembrou que estar nos cuidados intensivos não é nada que se recomende a ninguém, independentemente do melhor tratamento que se faça.

Porque, especificou, deixa marcas e obriga a uma recuperação funcional e neuropsicológica.

Leia Também: Grávida não vacinada está ligada à ECMO no Hospital S. João

Recomendados para si

;
Campo obrigatório