Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Prisão preventiva para 5 jovens suspeitos de roubos violentos em Lisboa

Os cinco jovens, que foram detidos por suspeita de pertencer a um grupo que cometia roubos "violentos" em vários concelhos da Grande Lisboa, ficaram hoje em prisão preventiva, adiantou à agência Lusa a Polícia Judiciária (PJ).

Prisão preventiva para 5 jovens suspeitos de roubos violentos em Lisboa
Notícias ao Minuto

22:19 - 12/01/22 por Lusa

País Polícia Judiciária

Os detidos, sem ocupação profissional, foram hoje presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Sintra.

Em comunicado, a PJ refere que os cinco jovens, entre os 17 os 21 anos, foram detidos "fora de flagrante delito", por suspeita de "diversos crimes de roubo agravado, com recurso a arma de fogo, detenção de arma proibida, tráfico de estupefacientes, burla informática nas telecomunicações e acesso ilegítimo".

Na mesma nota é explicado que os crimes foram praticados "nas comarcas de Sintra, Amadora e Lisboa, entre julho e novembro de 2021", sendo que os cinco detidos são suspeitos de terem "formado um bando" para executar "planos de assaltos à mão armada, visando taxistas e utentes de transportes públicos".

"Os crimes eram executados com recurso a armas de fogo e extrema violência física e psicológica, de modo a condicionar as diversas vítimas à entrega, designadamente, de dinheiro, telemóveis e cartões bancários, através dos quais, na posse dos respetivos códigos, efetuavam levantamentos, transferências e aquisições de bens e serviços", descreve a PJ.

Além das cinco detenções, a PJ levou a cabo treze buscas domiciliárias, nas residências utilizadas pelos suspeitos, durante as quais de se procedeu à apreensão de "elementos probatórios" e à recuperação de alguns bens e valores provenientes da prática dos roubos.

A PJ informa ainda que um sexto suspeito já se encontra preso preventivamente "à ordem de outro inquérito da mesma natureza".

"Com esta ação, a Polícia Judiciária considera ter desarticulado uma importante atividade delituosa grupal na área da Grande Lisboa", refere ainda a PJ, indicando que nesta operação estiveram envolvidos cerca de 60 elementos.

Leia Também: Cinco detidos por tentarem matar colega com "paus e barras de ferro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório