Lisboa envia resíduos para a Tratolixo devido a Valorsul

Camiões com resíduos urbanos do concelho de Lisboa estão a dirigir-se para a Tratolixo para descarregar o lixo dos últimos dias que não foi despejado na Valorsul, Loures, devido à greve dos trabalhadores, constatou a Lusa em Trajouce.

Sindicatos fazem balanço positivo da greve do lixo em Lisboa e admitem novas ações

© Lusa

Lusa
19/03/2014 16:45 ‧ 19/03/2014 por Lusa

País

Câmara Municipal

No Ecoparque de Trajouce, Cascais, que pertence à Tratolixo, a Lusa verificou pelas 16:20 que pelo menos três camiões da Câmara de Lisboa tinham já descarregado lixo da cidade e que outros nove estavam à porta para avançar com a mesma operação.

Segundo um trabalhador da Câmara de Lisboa, "pelo menos mais 30 camiões do turno da tarde" estão a deslocar-se também da capital para Trajouce.

Os trabalhadores da Valorsul - empresa de tratamento de resíduos que serve o concelho de Lisboa - cumprem hoje o terceiro de quatro dias de greve, que começou às 00:00 de segunda-feira e termina na quinta-feira.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, confirmou hoje, em conferência de imprensa que, o envio do lixo da cidade para a Tratolixo, indicando que na noite passada já não foi feita a recolha de lixo na capital já que foi atingido o "limite do armazenamento".

Sem indicar quantos camiões estão a ser desviados para a Tratolixo - responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra -, António Costa agradeceu a disponibilidade destes municípios.

"Quero agradecer aos municípios de Cascais, Oeiras, Sintra e Mafra que acabaram de aprovar a deposição de lixo na Tratolixo", disse o autarca socialista.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Sintra, município principal acionista da Tratolixo, disse que está previsto que mais de 230 camiões vão depositar lixos da capital na empresa.

Na origem da paralisação está a privatização de 100% da participação do Estado na Empresa Geral de Fomento (EGF), uma 'sub-holding' do grupo Águas de Portugal para o setor dos resíduos, aprovada no final de janeiro pelo Conselho de Ministros.

A EGF é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas concessionárias, da qual faz parte a Valorsul, situada no concelho de Loures e que atua em 19 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da zona Oeste.

A empresa serve os municípios de Alenquer, Alcobaça, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas