Cães de deteção de tabaco da GNR detetam mais de 50 Kg de folha de tabaco

A GNR apreendeu 50,8 quilogramas de folhas de tabaco, cujo valor tributário em dívida ao Estado ascende a 10.800 euros, durante uma operação de fiscalização nos distritos de Lisboa e Setúbal, indicou hoje a corporação.

Duas dezenas de cães vão "reforçar" operações da GNR

© Global Imagens

Lusa
11/01/2022 17:59 ‧ 11/01/2022 por Lusa

País

Autoridades

 

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana destaca que esta operação de fiscalização de âmbito tributário contou com o reforço de binómios de deteção de tabaco do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção.

No âmbito da operação, realizada pela Unidade de Ação Fiscal (UAF) na segunda-feira nos distritos de Lisboa e de Setúbal, foram elaborados três processos de contraordenação aduaneiros por introdução irregular no consumo de tabaco e apreendidos um total de 50,8 quilogramas de folha de tabaco, cuja prestação tributária em dívida ao Estado Português, em sede do Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco e do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) ascende a 10 800 euros, precisa aquela força de segurança.

A GNR refere também que foram elaborados cinco autos de notícia pelo crime de venda ou ocultação de produto, apreendidos 76 artigos contrafeitos e 15 autos de contraordenação por infrações ao Regime de Bens em Circulação.

De acordo com a GNR, os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mafra.

A GNR salienta que os cães de deteção de tabaco iniciaram o treino no final de 2020, tendo por base um protocolo de cooperação celebrado entre a Unidade de Ação Fiscal, o Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção e a Tabaqueiera com vista a robustecer o combate ao comércio ilícito de produtos de tabaco.

Segundo a corporação, trata-se de um projeto pioneiro em Portugal que procura "ser inovador na erradicação do contrabando de tabaco falsificado" no país.

Leia Também: Detido por violência doméstica agredia mulher e filhas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas