Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Espanha detém português considerado dos maiores burlões com criptomoedas

Um homem de 45 anos de nacionalidade portuguesa foi detido pela polícia espanhola por suspeitas de ser "um dos maiores burlões com investimentos em criptomoedas a nível europeu", divulgou hoje a Guarda Civil em comunicado.

Espanha detém português considerado dos maiores burlões com criptomoedas
Notícias ao Minuto

21:52 - 02/01/22 por Lusa

País Burla

"A Guarda Civil [correspondente à GNR portuguesa] deteve em Valência [região este] um dos maiores burlões com falsos investimentos em criptomoedas a nível europeu", segundo a mesma nota informativa.

De acordo com a polícia espanhola, a operação chamada "BITDROP" permitiu a detenção de um homem de 45 anos, de nacionalidade portuguesa, que é acusado de sete crimes de fraude e de branqueamento de capitais.

O detido teria criado uma plataforma de investimento em criptomoedas numa página na Internet, que foi divulgada através de vários fóruns, programas de rádio, eventos desportivos e até eventos de caridade, a fim de atrair a atenção e o investimento de numerosas pessoas em Espanha e em Portugal.

A plataforma oferecia um rendimento mínimo de 2,5% por semana aos investidores, dependendo do montante da sua contribuição.

Segundo a polícia espanhola, o método utilizado é conhecido como o "esquema ponzi", que tenta enganar as vítimas, que acreditam que os lucros obtidos provêm de uma atividade legal, embora os fundos venham de outros investidores também enganados.

O investimento em criptomoedas era um esquema de sucesso, de modo que as vítimas investiam quantias de dinheiro cada vez maiores e atraíam mais investidores.

Como resultado das investigações, foram identificadas várias vítimas em Espanha e descobriu-se que o homem preso, "que tinha um elevado nível de vida", tinha também cometido crimes no Luxemburgo, Suíça e Portugal.

A 02 de dezembro passado, foram efetuadas buscas na casa do suspeito, na sede da empresa e numa oficina onde ele estava a esconder parte do património.

Várias contas bancárias e páginas na Internet de acesso à plataforma foram bloqueadas, bem como apreendidos cerca de vinte veículos topo de gama.

O total de ativos bloqueados foi de mais de dois milhões e meio de euros, segundo a Guarda Civil.

Leia Também: Prisão preventiva para homem que violou grávida na passagem de ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório