Portugal recebeu, esta semana, 33 crianças e jovens refugiados não acompanhados, "provenientes dos campos de refugiados da Grécia, ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária", avançou esta sexta-feira o Governo, em comunicado conjunto da Ministra de Estado e da Presidência, da Ministra da Administração Interna e Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Além destes 33 refugiados menores, foram ainda acolhidas quatro pessoas ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Os menores são provenientes do Afeganistão, Argélia, Egito, Paquistão, Somália e Síria e serão acolhidos em Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Lisboa. As restantes quatro pessoas refugiadas "são de nacionalidade síria, oriundas do Egito, e serão acolhidas na zona Norte do país", detalha a mesma nota.
Portugal, recorda o comunicado, já recebeu 927 pessoas do Egito e da Turquia com diferentes nacionalidades (Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália). Com a chegada deste grupo de jovens, "já foram acolhidas 199 crianças e jovens no país, em Casas de Acolhimento Especializado distribuídas pelo país".
Portugal é o terceiro Estado-Membro que mais menores não acompanhados acolheu, a seguir a França e à Alemanha.
Leia Também: Portugal perdeu Goa há 60 anos e recebeu centenas de refugiados