Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Problemas na app SNS24? "Expectativa é que erro não volte a acontecer"

Ministra de Estado e da Presidência lembra que "existe também a possibilidade de obter o certificado no portal do SNS".

Problemas na app SNS24? "Expectativa é que erro não volte a acontecer"
Notícias ao Minuto

14:33 - 02/12/21 por Tomásia Sousa

País Mariana Vieira da Silva

A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou esta quinta-feira que o erro na aplicação do SNS24 está ultrapassado e que a expectativa é que ele não se repita.

A governante respondia, no final da reunião do Conselho de Ministros, a uma questão sobre as dificuldades no acesso à aplicação ocorridas no dia de ontem.

"A aplicação do SNS24, onde é possível consultar o certificado de vacinação, esteve de facto em baixo ontem pela hora de almoço. Até às duas da tarde o problema já tinha sido resolvido", assegurou Mariana Vieira da Silva. "Foi um problema informático que foi prontamente resolvido."

Sobre alternativas a utilizar pelos cidadãos, perante situações destas, a ministra lembra que "existe também a possibilidade de obter o certificado no portal do SNS", mas garante a "expectativa é que este erro não volte a acontecer".

Também ontem, ao final da tarde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda  confirmam que "às 12h00 de hoje foram reportadas dificuldades pontuais na emissão de certificados digitais COVID da UE", assegurando que o problema técnico já tinha sido identificado e resolvido.

Os problemas reportados surgiram precisamente no dia em que entraram em vigor novas regras para conter a pandemia no país, entre as quais a obrigatoriedade de apresentação de certificado no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e de alojamento local, ginásios e eventos com lugares marcados, além de casinos e bingos.

O acesso a lares, estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais ou desportivos e discotecas passa a exigir a apresentação de teste de deteção do vírus SARS-CoV-2 com resultado negativo, aplicando-se esta medida também a pessoas vacinadas contra a Covid-19.

Questionada também sobre as restantes medidas que ontem entraram em vigor, Mariana Vieira da Silva garantiu que foram tomadas todas as medidas consideradas necessárias e que o país está ainda longe de atingir as "linhas vermelhas".

A avaliação que fazemos é de grande cumprimento e efectividade dessas medidas, tanto no que diz respeito ao controlo nas fronteiras - há um aumento muito significativo do número de testes realizados - como no que diz respeito ao cumprimento das normas em geral, como aliás tem sido a regra desde o início da pandemia."

"Apesar do número de casos ter crescido muito, continuamos bastante longe das linhas vermelhas que definimos para a utilização do SNS, nomeadamente na área dos cuidados intensivos, onde ainda estamos abaixo dos 50% dessa linha vermelha", referiu a ministra. "Nós tomámos as medidas que considerámos necessárias. A nossa expectativa é que elas sejam suficientes."

Leia Também: Portugal está longe de atingir "linhas vermelhas" no SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório