O corpo de José Policarpo será sepultado no panteão dos Patriarcas, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Alfama.
O programa reserva uma oração matinal (Laudes) na Sé de Lisboa, a partir das 10:00. A missa de corpo presente inicia-se às 16:00, a que seguirá o cortejo fúnebre em direção ao mosteiro.
O Governo aprovou quinta-feira, em Conselho de Ministros, um dia de luto nacional que será cumprido hoje, pela morte do cardeal.
José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa de 1998 a 2013, faleceu na quarta-feira, com 78 anos, durante uma intervenção cirúrgica a um aneurisma na aorta.
O seu corpo está a ser velado na Sé de Lisboa, desde quinta-feira, dia em que foi rezada missa de exéquias, que contou com a leitura de excertos do Livro de Job, do Antigo Testamento, com a urna escoltada por Cavaleiros da Ordem do Santo Sepulcro.
Entre as centenas de pessoas que já se dirigiram à Sé de Lisboa, para prestar homenagem a José da Cruz Policarpo, contam-se o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, os ex-presidentes da Assembleia da República António de Almeida Santos e João Mota Amaral, o ex-Presidente da República Jorge Sampaio e a presidente da Fundação Pro Dignitate, Maria Barroso.
José Policarpo era patriarca emérito de Lisboa, depois de ter sido patriarca entre 1998 e 2013.